Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band completa 55 anos

Disco é considerado o mais expressivo da carreira dos Beatles

qua, 01/06/2022 - 15:02
Reprodução Encarte Sgt' Pepper Lonely Hearts Club Band Reprodução

Por Matheus Maio

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é, possivelmente, o álbum mais expressivo da carreira dos Beatles. Lançado no dia 1º de junho de 1967, o disco completa 55 anos nesta quarta-feira (1). Seu lançamento marcou uma virada nas temáticas presentes na banda, a partir dele a lisergia e a psicodelia tornaram-se pontos comuns nas músicas do grupo.

O primeiro lançamento do disco se deu em 26 de maio de 1967, quando o álbum recebeu uma espécie de pré-lançamento no Reino Unido. Logo em seguida, em 1º de junho do mesmo ano, o álbum tornou-se o primeiro trabalho da banda a ser lançado em todo o mundo simultaneamente. No aniversário de 55 anos do acontecimento, diversos fãs e apreciadores da banda usam da data para comemorar a memória dos meninos de Liverpool.

Sgt. Pepper’s é considerado por críticos como um dos discos mais inovadores de seu tempo, além de ser um dos principais trabalhos dos Beatles. Descubra algumas curiosidades do disco a seguir:

Sgt. Pepper foi uma pessoa real

O nome Sgt. Pepper foi uma homenagem a um oficial da polícia Canadense. Segundo o site Express UK, o policial havia sido segurança em baladas, em uma das passagens da banda no país. Cheryl, neta do oficial militar, deu uma entrevista onde conta: “Meu avô supostamente os manteve longe de alguns problemas, assim, eles queriam reconhecê-lo por seu bom trabalho e sua bondade”.

A capa do álbum não foi consenso entre a banda

Paul McCartney foi quem idealizou as colagens e os uniformes para a capa do disco, porém, segundo a Rolling Stones EUA, John Lennon quis dar um toque artístico à capa, exigindo que as imagens de Hitler, Jesus e Ghandi fossem colocadas também. Mesmo sendo muito resoluto quanto a sua decisão, a ideia foi barrada pela gravadora e os outros membros da banda.

O Brasil é o quarto país que mais escuta o álbum

Segundo dados divulgados pela plataforma de streaming Spotify, o Brasil é o quarto país do mundo que mais escuta o Sgt’ Pepper, perdendo apenas para os EUA, Reino Unido e México.

COMENTÁRIOS dos leitores