Conheça a carreira de Venus Williams

Tenista americana é considerada uma jogadora com um saque dos mais poderosos de todos os tempos

por Camily Maciel sex, 17/06/2022 - 20:37
Instagram @venuswilliams Instagram @venuswilliams

Nesta sexta-feira (17), a tenista norte-americana Venus Williams completou 42 anos. Ex-número 1 do ranking de simples e de duplas (categorias em que se profissionalizou em 1994), ela foi treinada por seu pai Richard Williams e até hoje é considerada uma jogadora com um saque dos mais poderosos de todos os tempos.Em 2002, tornou-se a primeira jogadora afro-americana a liderar o ranking da WTA. É também a tenista com mais medalhas olímpicas de todos os tempos, entre homens e mulheres. 

Ela começou a praticar tênis com quatro anos de idade por iniciativa do pai, que sempre quis fazer dela e de sua irmã, Serena Williams, campeãs da modalidade. Venus e Serena treinavam nas quadras de tênis de um parque público em Compton. Aos dez anos, já era conhecida no país e começou a fazer jogos de exibição, ao lado da irmã, contra jogadoras profissionais.

Em 2005, Venus foi a principal tenista a lutar por prêmios proporcionais para homens e mulheres em Grand Slams. Os torneios de Wimbledon e Roland Garros ainda se recusavam a equiparar as premiações. Venus se encontrou com organizadores de ambos torneios e, apesar de não conseguir de imediato, deixou uma impressão forte para a mídia e o público. 

Sua luta virou matéria do jornal ‘The Times’ às vésperas do torneio de Wimbledon, em 2006. A norte-americana declarou que, em sua opinião, atletas de qualquer esporte servem de modelo para mulheres e garotas acreditarem que podem ir tão longe quanto qualquer homem. Sobre o argumento de que os homens jogavam em melhor de cinco sets, enquanto as mulheres jogavam em melhor de três sets, a tenista debateu esclarecendo que o prêmio se deve à emoção e diversão que leva ao público, e não pelo tempo que gasta em quadra. Rompeu também o argumento de que as tenistas tops poderiam ganhar mais prêmios jogando duplas também. Venus questionou se a organização de Wimbledon preferiria que as tops deixassem de jogar duplas.  

Os argumentos da americana ganharam o apoio do ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, do parlamento inglês, da UNESCO e, depois de grande pressão, os prêmios foram igualados em 2007. A própria Venus foi a primeira beneficiada, em 2007, quando venceu em Wimbledon e ganhou a mesma quantia de Roger Federer. Por isso,  é considerada a responsável pela equiparação dos prêmios.

Venus é formada em moda. Seu livro ‘Come to win’ ficou várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times. Ela possui sua própria grife esportiva, a EleVen, que desenvolve as roupas que Venus usa em suas partidas. Em 2021, foi lançado o filme ‘King Richard: Criando Campeãs’, que trata sobre a preparação de Richard Williams com a evolução das meninas, Venus e Serena Williams. 

COMENTÁRIOS dos leitores