Fenearte reacende a magia do artesanato em sua 22ª edição
Feira deve receber, até o próximo dia 17, cerca de 200 mil visitantes
Nesta quarta-feira (6), a Fenearte aportou no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para mostrar a magia do artesanato. A 22ª edição da feira ficará no espaço até o próximo dia 17, reunindo nos 700 estandes trabalhos de profissionais que prometem conquistar a atenção do público.
De acordo com Paulo Câmara, governador de Pernambuco, é prazeroso retornar com o evento. "Estamos felizes de estar aqui, depois de dois anos de pandemia. Fizemos uma edição em dezembro do ano passado, mas o bom é fazer, realmente, a edição na data certa, no período em que as pessoas estão acostumadas a frequentar", declarou, em entrevista ao LeiaJá.
Câmara ainda disse que a expectativa para a Fenearte deste ano é bastante positiva: "As pessoas estão gostando da feira, de tudo o que estão vendo. Os artesãos estão bem instalados, vendendo suas peças. A gente espera que seja um ambiente de muita cultura e alegria para o povo".
Durante os 12 dias de feira, cerca de 5 mil expositores irão receber mais de 200 mil visitantes. A gerente de projetos Amanda Silva é uma dessas pessoas que veio conferir de perto a dimensão do evento de artesanato. Moradora de Santa Catarina, Amanda classificou a Fenearte como um elemento gigantesco.
"Está sendo bem legal e interessante conferir a feira. Eu pensei que só tinha exposições regionais, mas vi coisas do Brasil inteiro, até do meu estado", afirmou. Marcando presença pela primeira vez, a turista catarinense enfatiza: "É muito maior do que eu imaginava".
Participando da Fenearte há 11 anos, Cecília Gouveia vibrou pelo fato de a feira ter caído no mês correto. "A gente queria que a realização da Fenearte acontecesse mesmo em julho. Foi necessário voltar ao calendário normal", disse a artesã, que está representando nesta edição um coletivo de mulheres marisqueiras, responsáveis pela criação de produtos sustentáveis.
Veterano em apresentar ao público suas obras, Jailson Marcos assegura que voltar a ter contato com as pessoas na feira é extremamente gratificante. Para o designer potiguar, mas radicado em Pernambuco, a Fenearte não só acontece nos dias em que o evento é projetado: "Você cativa o cliente e ele passa a te comprar o ano inteiro. Foi aqui que mostrei o meu trabalho, foi aqui que fiz a minha fidelidade com o consumidor". Nesta 22ª edição, a Fenearte homenageia os 30 anos do movimento Manguebeat.