Papéis marcantes de Fabio Assunção em obras da Globo
Ator coleciona personagens que deram o que falar na TV
Fabio Assunção está completando 51 anos de idade. Sucesso na teledramaturgia, o galã coleciona, há três décadas, personagens que deram o que falar entre o público de casa. Para celebrar o aniversário do ator, nesta quarta-feira (10), o LeiaJá destaca seis papéis que marcaram a carreira de Fabio em obras da TV Globo.
Lipe
Apesar de ter sido projetado nacionalmente na novela Meu Bem, Meu Mal, em 1990, Fabio Assunção viu sua vida profissional dar um giro de 360º em Vamp. Na trama escrita por Antônio Calmon, em 1991, o ator deu vida ao doce Lipe, um rapaz que passa a se encantar pela intensa vampira Natasha (Cláudia Ohana). Foi a partir dessa obra que Fabio ganhou o título de galã.
Marcelo
Em 1997, Fabio Assunção arrebatou os olhares dos telespectadores com a interpretação de Marcelo na novela Por Amor, de Manoel Carlos. O personagem do ator era um empresário bem sucedido, marido de Eduarda (Gabriela Duarte), filho preferido da vilã Branca (Susana Vieira).
André Meireles
Após viver Marcelo em Por Amor, Fabio Assunção encarou o desafio de interpretar o protagonista da minissérie Labirinto. Desenvolvido por Gilberto Braga, o personagem André Meireles enfrentou por maus bocados ao ser acusado de um crime que não cometeu. Na história, o rapaz teve que lutar e muito para conseguir provar sua inocência.
Edu
Depois de estrelar em oito novelas, Fabio fez a turma de casa ficar na frente da televisão toda vez que surgia em Coração de Estudante. Interpretando o professor Edu, em 2002, o ator viveu um personagem batalhador, ético, que sempre fazia o melhor para criar o filho, Lipe (Pedro Malta). Apesar do seu amor pela professora Clara, Edu teve que encarar as aventuras da vilã Amelinha (Adriana Esteves). A filha do fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo) não deixava barato e fazia de tudo para separar o ex-namorado de Clara.
Renato Mendes
Disponível no Globoplay, Celebridade abordou em 2003 o universo da fama que muita gente desconhece. Tomado pela ganância, o jornalista Renato Mendes fazia de tudo um pouco para ser o grande manda-chuva do Grupo Vasconcelos, mesmo com o tio Lineu (Hugo Carvana) à frente dos negócios. O papel de Fabio Assunção passava por cima da ética para publicar matérias sensacionalistas, fazendo com que a empresária Maria Clara Diniz (Malu Mader) enfrentasse derrotas.
Ramiro Curió
Fabio Assunção já transitou com seus personagens pelos caminhos do bem e do mal. Em 2018, na minissérie Onde Nascem os Fortes, o ator deu vida ao poderoso Ramiro Curió. O juiz passava por cima de tudo e de todos para conseguir se dar bem. A atuação de Fabio Assunção foi tão elogioada que ele ganhou o Prêmio APCA na categoria Melhor Ator.