Show grátis no Recife reúne Chico César e Lia de Itamaracá

Evento acontece na Praia do Pina e terá também Silvério Pessoa

sex, 16/09/2022 - 20:16
Divulgação Chico César Divulgação

Dentro da programação do Centenário de Paulo Freire, neste domingo, 18 de setembro, haverá o Ato político-cultural com os shows de Chico César, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Y Somos Todas (Costa Rica). O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado na Praia do Pina, a partir das 14h.

A proposta é fazer uma grande celebração em defesa do legado deste educador. A programação completa está disponível no site.

Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL), pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e organizações parceiras, a celebração do Centenário de Paulo Freire terá atividades abertas ao público em geral e também debates e discussões restritas para a categoria. 

No dia 19, segunda-feira, será realizada a Plenária Mundial da Educação com debates sobre o legado de Paulo Freire na Educação Mundial na perspectiva da África, Europa e América Latina, e a importância de Paulo Freire na Educação Brasileira. Aberta ao público, a Plenária inclui a apresentação da banda Afoxé Oyá Alaxé – Recife (PE) e do cantor Hilton Acioli. 

Sobre Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) nasceu em Recife (PE). Formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando sua formação para o magistério. Em 1963, em Angicos (RN), liderou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. Desejava, como diretor do Programa Nacional de Alfabetização do governo João Goulart, alfabetizar em quatro anos dezesseis milhões de adultos, sonho interrompido pela eclosão do golpe civil-militar de 1964.

Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. É o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, sendo um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas. 

Serviço

18 de setembro - Domingo - 14h - Praia do Pina - Recife (PE) 

Ato político-cultural com shows de Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa, Y Somos Todas (Costa Rica) e Chico César

19 de setembro - Segunda-feira - 9h - Concha Acústica Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Plenária Popular Mundial de Educação

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores