Cosme e Damião: conheça a tradição de distribuir doces

por ter, 27/09/2022 - 16:26
Instagram @cosmeedamiao Instagram @cosmeedamiao

Cosme e Damião nasceram por volta do no ano de 260, na cidade de Egéia, na Arábia e morreram no ano de 303. Os irmãos foram reconhecidos como santos a partir do século VI e para os católicos são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos e farmacêuticos.

Dentro do catolicismo, o culto aos irmãos foi trazido para o Brasil em 1530, por Duarte Coelho Pereira, quando se tornaram padroeiros de Igarassu, em Pernambuco. No nordeste brasileiro, passaram a ser cultuados para afastar o contágio de epidemias. A celebração para os católicos acontece no dia 26 de setembro.

Nas religiões de matriz africana, Cosme e Damião são associados aos Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Algumas imagens de Cosme e Damião mostram uma terceira criança menor entre os gêmeos. Essa criança representaria Doum, um terceiro irmão falecido. Lendas afirmam que depois da morte desse irmão, Cosme e Damião se tornaram médicos para curar todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até os sete anos de idade.

 A oferta de doces às crianças e também feita em honra aos santos, como forma de recordar a pureza, inocência e bondade representadas pelos irmãos. Para estas religiões, os santos são considerados os protetores das crianças. Na Bahia, as festividades incluem comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces e balas às entidades e aos frequentadores dos terreiros, que nesse dia estão sempre decorados e enfeitados nas cores rosa e azul. 

Por Bianca Carmona

 

COMENTÁRIOS dos leitores