Relembre a história da MTV Brasil

O canal encerrou as atividades de produção nacional no dia 30 de setembro de 2013

por Matheus de Maio sex, 30/09/2022 - 18:00
Foto/Reprodução: Documentário Foto/Reprodução: Documentário "Imagem da Música: Os Anos de Influência da MTV Brasil"

O fim da MTV Brasil completa 15 anos nesta sexta-feira (30). Em suas origens, o canal trazia ao público uma veia subversiva e ousada. Em uma mistura de YouTube com os modelos consagrados na rádio, diversos nomes do entretenimento e da música foram alçados ao sucesso através da programação do canal.

Com o passar do tempo, a empresa trocou seu foco de uma programação majoritariamente musical para a linha de programas de comportamento e campanhas de conscientização. É possível dizer que a MTV Brasil foi revolucionária para a televisão brasileira em diversos sentidos.

O Fica Comigo, de Fernanda Lima, transmitiu o primeiro beijo LGBTQIA+ na TV aberta com grande naturalidade. O Rockgol foi o primeiro espaço aberto para discutir futebol de uma maneira descontraída e engraçada. Além de tutdo, o canal forneceu espaço para diversos artistas alcançarem o mainstream, como Fresno, Restart, Rancore, Criolo e outros.

A MTV Brasil estreou no dia 20 de outubro de 1990, com uma programação bastante experimental e um formato inédito para o público brasileiro. Além disso, a emissora se impulsionava através de formatos fortemente consagrados na MTV norte-americana.

Um dos principais programas da emissora foi o Acústico MTV, versão brasileira do MTV Unplugged, ficando marcado na memória dos fãs como uma das melhores apresentações de grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Titãs, Cássia Eller e Charlie Brown Jr.

Apesar dos esforços, a virada do milênio e a presença cada vez mais proeminente da internet não fizeram muito bem para a MTV Brasil. Com o Ibope que não subia, o canal não conseguia manter o retorno financeiro para arcar com os custos de produção da emissora. Isso fez com que fosse insustentável para o Grupo Abril continuar mantendo o canal no ar.

Em 2013, no dia 30 de setembro, a emissora foi devolvida para a sua proprietária, a programadora norte-americana Viacom, que reformulou o canal e lançou novamente com uma roupagem diferente. No último dia de exibição, foram apresentados diversos programas de despedidas com VJs antigos, como Cuca Lazarotto, Daniel Furlan e outros.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores