Conheça a vida e obra de Zé Ramalho

Cantor completa 73 anos nesta segunda-feira (03)

por Matheus de Maio seg, 03/10/2022 - 23:30
Foto/Reprodução: Instagram - @zeramalho Foto/Reprodução: Instagram - @zeramalho

Zé Ramalho (1949) é um cantor e compositor brasileiro, conhecido como uma das principais vozes da geração nordestina que surgiu nos anos 70. Nascido no dia 3 de outubro de 1944, é filho de Antônio de Pádua Ramalho e Estelita Torres Ramalho.

Aos 2 anos, ficou órfão de pai, passando a ser criado pelos avós, José e Soledade Alves Ramalho. Em 1960, mudou-se com a família para a cidade de João Pessoa. Zé estudou nos melhores colégios da cidade e, ao terminar o ensino básico, iniciou o curso de medicina.

Zé Ramalho começou sua carreira artística escrevendo versos de cordel. Cantava em conjuntos inspirados na Jovem Guarda e no Rock inglês. No ano de 1974, teve uma de suas músicas incluída na trilha sonora do filme “Nordeste, Cordel, Repente e Canção”, de Tânia Quaresma.

No ano de 1976, Zé se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1977, gravou seu primeiro álbum solo, intitulado “Zé Ramalho”, que incluía a música “Avôhai”, composta em homenagem a seu avô. O álbum também incluía outros clássicos que ficaram eternizados na voz do cantor, como “Chão de Giz” e “Bicho de Sete Cabeças”.

Zé Ramalho ganhou grande projeção nacional ao ter suas músicas incluídas em diversas novelas, entre elas: “Mistério da Meia Noite” - Roque Santeiro (1985), “Oh Pecador” - De Quina Pra Lua - (1986), “Entre a Serpente e a Estrada” - Pedra Sobre Pedra (1992), entre outras.

No ano de 2000, o disco “Nação Nordestina” foi indicado ao Grammy Awards de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras”. O sucesso se seguiu com o discos que homenagearam diversos artistas nacionais e internacionais, entre eles: “Zé Ramalho Canta Raul Seixas” (2001), “Zé Ramalho Canta Bob Dylan” "(2008), “Zé Ramalho Canta Luiz Gonzaga” (2009), “Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro” (2010) e “Zé Ramalho Canta os Beatles” (2011).

Para comemorar os 40 anos de música, Zé realizou o show “Zé Ramalho Voz e Viola” - 40 anos. O show foi realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O show foi registrado e lançado em formato de box em 2016. 

COMENTÁRIOS dos leitores