Espetáculo leva oficinas e teatro em miniatura ao Guamá

Intervenções na rua de multiartistas de circo, nos dias 4 a 6 de novembro, fazem parte de projeto do Espaço Cultural Casinha de Brincantes

qui, 03/11/2022 - 18:45

Trabalhar a linguagem do teatro em miniatura e expandir o conhecimento e valorização do teatro de animação no bairro do Guamá. Essa é a proposta dos multiartistas do projeto “O grande circo em miniatura: teatro-caixa-circo”. Em forma de teatro de caixa, e bebendo na fonte do teatro em miniatura, o projeto vai levar às ruas do bairro, na periferia de Belém, as histórias de um circo e seus cinco personagens, além de ofertar a jovens oficinas de teatro de bonecos com bolsas como incentivo à participação.

O espetáculo é uma idealização do Espaço Cultural Casinha de Brincantes, voltado para apresentações e produções artísticas no bairro do Guamá. O projeto mostra a vida de uma palhaça em busca do seu nariz vermelho e um místico que aprisiona uma criatura capaz de realizar desejos.

As apresentações ocorrem nas ruas, e quem passa no local é abordado pelos artistas e convidado a conhecer o universo dentro da caixa, onde a magia acontece. As narrativas estão relacionadas com histórias e referências íntimas de criação dos manipuladores.

Lucas Serejo, ator e um dos idealizadores do projeto, explica que entre as referências ele pensou em algo que tocasse em sentimentos profundos das pessoas. “Fiz uma mistura se baseando no circo itinerante, que com muitas atrações possui a Tenda Mística, esse lugar de previsões e de certo conhecimento. Procurei referências outras, como a lenda do diabo da garrafa, que realiza a riqueza e prosperidade”, conta Lucas.

Todo o processo de construção cenográfica foi feito à mão e tendo o papel como matéria-prima. Foram cinco semanas de criação intensa da equipe de artistas-manipuladores e da coordenação técnica, sob coordenação do professor mestre Aníbal Pacha, que é referência no trabalho com o Teatro de Caixas em Belém. A coordenação técnica é da cenógrafa Mônica Torres.

Para Alana Lima, diretora, atriz e uma das idealizadoras do projeto, a intervenção é a realização de um sonho antigo. “Em 2018 me encantei pela linguagem depois de assistir a vários espetáculos de teatro lambe-lambe. E descobri em Belém o Coletivo de Animadores de Caixas, puxado pelos professores Aníbal Pacha e Edson Fernando, da UFPA. Uni esse desejo de trabalhar com a caixa ao sonho de trazer o circo pro bairro do Guamá. Sou palhaça de rua, mas não sou circense, e lá no fundo há um desejo de pertencer a magia do circo”, explica a idealizadora.

A intervenção de Teatro de Caixa faz parte do projeto homônimo selecionado pelo Prêmio FCP de incentivo à arte e à cultura 2022 e propõe quatro intervenções em diferentes pontos do bairro do Guamá, onde residem os artistas idealizadores Alana Lima e Lucas Serejo.

As performances ocorrem no dia 4, às 10 horas, na rua Barão de Igarapé-Miri, esquina com a Liberato de Castro, e às 19 horas, na passagem São Miguel, a rua do PSM, onde se localiza o Espaço Cultural Casinha de Brincantes. No dia 5, mais duas intervenções serão realizadas: às 9 horas, na Biblioteca do Tucum, na passagem São José, e às 19 horas na Praça Benedito Monteiro.

Oficina 

Além das apresentações nas ruas, uma oficina de Teatro com Bonecos será ministrada por Paulo Ricardo Nascimento, bonequeiro da Cia In Bust Teatro com Bonecos, para jovens do bairro que receberão uma bolsa como incentivo à participação. A oficina "Teatro com Bonecos: uma experiência" é uma iniciativa da produção do projeto por enxergar a importância das ações formativas em projetos culturais.

A ideia é alcançar os jovens do bairro e proporcionar contato com a linguagem do teatro de animação e uma experiência de criação. São apenas 10 vagas e os jovens que forem selecionados receberão uma bolsa de R$ 100,00 para participar da oficina, que será realizada no dia 6/11, de 9 às 13 horas, no Espaço Cultural Casinha de Brincantes. 

Alana Lima e Lucas Serejo são multiartistas e arte-educadores, pesquisadores no campo da arte nas linguagens do teatro de rua e teatro de animação. O projeto é uma  oportunidade de unir linguagens já desenvolvidas pelos artistas, como a palhaçaria e o teatro, com o teatro em miniatura.  

Serviço

"O grande circo em miniatura – intervenções de teatro de caixa". 

Dia 04/11

10h – Rua Barão de Igarapé-Miri, esquina com Liberato de Castro. 

19h – Passagem São Miguel, no Guamá.

Dia 05/11 

9h – Biblioteca do Tucum – Passagem São José, Guamá. 

19h – Praça Benedito Monteiro, no Guamá.

Dia 06/11 

Oficina “Teatro com bonecos: uma experiência”. 

Com Paulo Ricardo Nascimento. 

De 9h às 13h. 

Local: No Espaço Cultural Casinha de Brincantes – Pss. São Miguel, núm. 50 – altos. 

Informações: Espaço Cultural Casinha de Brincantes.

Por Ariela Motizuki, da assessoria do evento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores