'Pega a visão': 8 funks para te ajudar a filosofar

Nesta quinta (17) é celebrado o Dia Mundial da Filosofia e a playlist para comemorar a data já está pronta. Confira

qui, 17/11/2022 - 11:05
Reprodução/Instagram MC Daniel é um dos artistas revelação do funk nacional na atualidade. Reprodução/Instagram

É isso mesmo, você não leu errado. Apesar dos estereótipos que costumam marginalizar e minimizar o funk nacional, o estilo pode ser usado como ferramenta de reflexão, conscientização e aprendizado. Vários artistas do gênero se debruçam sobre questões profundas da vida humana em seu trabalho, em busca de conhecimento e crescimento pessoal - tal qual fazem os filósofos diplomados - porém, valendo-se de letras construídas com linguagem acessível e beats que convidam a elaborar até a mais íntima das problemáticas do ser. 

A relação do som com a filosofia foi objeto de estudo de vários dos mais importantes pensadores da humanidade. Para Platão (Atenas 427-347 a.C), a música seria um “meio poderoso” capaz de enriquecer a alma e iluminar aquele que busca por uma “verdadeira educação.” Já Aristóteles (Estagira 384-322 a.C) acreditava que o suporte seria capaz de formar personalidades, enquanto Pitágoras (c. 570 s.C - 493 a.C), filósofo grego considerado o primeiro teórico a versar sobre o tema, acreditava que sons e melodias revelavam a harmonia fundamental do universo.

Assim sendo, nada melhor do que muita música para  celebrar o Dia Mundial da Filosofia - ramo do saber que busca a essência de tudo que existe no mundo. E por que não um bom ‘pancadão’ para embalar os pensamentos de uma forma bastante brasileira e acessível. Para tanto, o LeiaJá preparou uma playlist com funks que podem ser estímulo à reflexão sobre aqueles problemas que, de tão humanos, podem ser encontrados em qualquer espaço habitado, independente de classe social, gênero, raça ou credo.  

É para abrir os ouvidos, mas sobretudo, a mente e, como se diz pelas quebradas em que o funk ecoa livremente, ‘castelar’. Dá o play e reflita. 

Rap da Felicidade - Cidinho & Doca 

Um clássico do funk nacional, o Rap da Felicidade fez grande sucesso em meados dos anos 1990. A música, da dupla Cidinho & Doca, fala sobre a dicotomia entre a tristeza e a felicidade entre os moradores de favela e aborda, ainda, questões sociais, como a violência e como elas implicam na existência do ser humano. 

Embed:

Novo Império - WK Chefe

Refletindo sobre presente, futuro e passado, WK Chefe canta sobre como a passagem do tempo pode influenciar o seu modo de existir no mundo. 

Fazer média pra pobre na televisão - MC Dandara 

Aqui, a lenda viva do funk nacional MC Dandara, dá uma verdadeira aula de consciência moral e social. 

Eu amo minha quebrada - MC Daleste

Eternizado como uma das maiores vozes do funk consciente no Brasil, o MC Daleste - falecido em 2013 -, versa sobre pertencimento e identificação em ‘Eu amo minha quebrada’. Além disso, a canção fala sobre laços afetivos, autoestima e territorialidade. 

Quero ser feliz - Vilão da Norte

Tendo como referência o clássico de Cidinho e Doca, já citado nessa lista, Vilão da Norte canta sobre um dos sentimentos que costumam nortear a humanidade: a felicidade. 

Abre o Olho - Matheus Perverso

Em 'Abre o Olho’, o artista pernambucano rima sobre inspiração, superação e força de vontade, questões inerentes ao ser humano. 

Desabafo - MC Louco

Erros e acertos fazem parte da construção da personalidade do ser e é sobre isso que canta o pernambucano MC Louco no funk ‘Desabafo’.

Tenho fé  - MC Daniel

Em uma elaboração filosófica, a fé pode ser veículo para se chegar à razão e vice e versa. O tema é bastante presente nas letras de funk e também tem sido cantado por uma das revelações do segmento, o MC Daniel. 

COMENTÁRIOS dos leitores