SP: Exposição de Marc Chagall estreia hoje no CCBB

A exibição já recebeu mais de 560 mil visitantes em sua temporada nos CCBBs de Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

qua, 08/02/2023 - 17:15
Créditos da foto: No detalhe, a fachada da exposição no CCBB. Foto Maria Eduarda Veloso Créditos da foto: No detalhe, a fachada da exposição no CCBB.

Nesta quarta-feira (8), começa a exposição gratuita “Um Sonho de Amor” de Marc Chagall (1887-1985) no Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo. A mostra conta com 191 obras, entre pinturas, gravuras e poemas - divididos nos seguintes temas: origens e tradições russas; amor e exílio na representação do mundo sagrado; lirismo e poesia; e o amor transcendente.

Durante a inauguração, a curadora e crítica de arte espanhola Lola Durán Úcar fará um bate-papo com o público sobre a vida e obra do artista, no auditório do CCBB às 18h30. Também haverá uma performance cênico-musical com trechos de poemas e citações de Chagall às 14h30 e 17h30, interpretada por Vanessa Valente e Marcel de Oliveira. A apresentação segue nos dias 25 e 26 de fevereiro às 10h30, 14h30 e 18h30.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local ou no site. No dia 18 de fevereiro, haverá uma performance de dança com a bailarina Jacqueline Gimenes na “Air Fountain” no térreo às 11h e 17h. A obra de Daniel Wurtzel busca trazer a sutileza de uma visão abstrata do amor - através de tecidos feitos de material leve e translúcido, que flutuam e interagem.

Segundo Lola Durán, na cidade de São Paulo existem obras mestras de diferentes instituições, museus e coleções e muitas delas foram cedidas e incorporadas à exposição.

Quem é Marc Chagall?

Marc Chagall nasceu no bairro judaico de Vitebsk na antiga Rússia em 1887, o artista franco russo viveu até aos 97 anos de idade. Sua carreira é marcada por misturar diferentes culturas, a judaica, russa e a ocidental. Ele abriu caminhos para o surrealismo e estabeleceu um diálogo com o cubismo e fauvismo. Além das artes gráficas, dominou as técnicas de água-forte, litografia, óleos, têmperas e guaches.

“A vida de Chagall é o que está refletido em nas suas obras, está marcado pela guerra, está marcado também pelo amor. [...] Ele vive a primeira guerra mundial, a revolução russa, a segunda guerra mundial, é uma vida com muitas dificuldades. E como ele mesmo nos diz, o amor de Bela, a sua esposa é como eles conseguem sair a frente, adiante, e é o amor dela que dá força para poder sobrepor esses problemas que a vida coloca. Para Chagall, o amor é o que dá sentido à arte e o que dá sentido à vida”, finaliza Durán.

Serviço - Marc Chagal: Um sonho de amor

Data: 8 de fevereiro até 22 de maio

Horário: Todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo/SP, próximo ao Metrô São Bento

Classificação Etária: Livre

Ingressos online: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/marc-chagall-sonho-de-amor/

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores