Exposição reverencia a história de Lia de Itamaracá
Após estrear em São Paulo, a ocupação artística chega à terra natal da mestra cirandeira
Lia de Itamaracá é um dos símbolos da cultura pernambucana. Mestra cirandeira, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco e mulher representante da genuína ciranda pernambucana, a artista tem uma vida dedicada a essa arte, levando-a pelos quatro cantos do país e do mundo. Para reverenciá-la, o Itaú Cultural montou a Ocupação Lia de Itamaracá, que chega ao Paço do Frevo, nesta terça (21) homenageando e mostrando parte dessa trajetória.
Lia já foi apontada como a "diva da música negra" pelo jornal americano The New York Times. Com lugar de destaque na cultura popular pernambucana, responsável por levar o nome do Estado e as tradições que aprendeu nas areias da praia de Jaguaribe a todo o mundo, ela é Patrimônio Vivo de Pernambuco e, em 2019, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco.
Toda essa experiência e vivência estão representadas na Ocupação Lia de Itamaracá, que estreou em São Paulo e agora chega ao Recife, instalada no Paço do Frevo sob coordenação geral de Beto Hees, empresário e produtor da artista, produção de Marcos Paulo, também da equipe de Lia, e curadoria de Michelle de Assumpção, biógrafa da cantora e atualmente assessora de imprensa da pernambucana.
A Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo será composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações da artista pelo mundo. A exposição contará, também, com materiais exclusivos como uma entrevista e um ensaio fotográfico inédito, com autoria de Ytallo Barreto. As canções de Lia, como parte de um cancioneiro popular, também ganham o devido destaque na mostra. Além disso, a temática racial irá se desdobrar na etapa formativa da exposição, através de uma roda de diálogo, com data a ser definida, que debaterá o racismo na cultura popular.
SHOW CIRANDA DO MUNDO E SOM NA RURAL
Para celebrar a abertura da Ocupação, Lia de Itamaracá se apresenta ao público, nesta terça (21), com o show Ciranda do Mundo. A apresentação mescla o repertório tradicional da artista, composto por cirandas, cocos e maracatus com boleros e canções mais contemporâneas do disco Ciranda sem Fim (2019).
A banda de Lia também se renova para o novo formato, ganhando o reforço de bateria e guitarra, que se somam aos tradicionais caixa, percussão, bumbo e trompete. O show acontece no palco do Som na Rural, que estaciona em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, exclusivamente para a estreia da Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo.
SERVIÇO:
Ocupação Lia de Itamaracá
Abertura: 21 de março, às 18h, com acesso gratuito
Em cartaz até 21 de junho
Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade do museu