Inscrições abertas para a oficina percussiva KANdubLé

Projeto propõe fusão dos tambores sagrados do Candomblé aos tambores digitais

ter, 21/03/2023 - 17:08
Rennan Peixe Inscrições abertas para a oficina percussiva KANdubLé Rennan Peixe

Estão abertas as inscrições para participar da vivência percussiva do projeto KANdubLÉ: Tambores tradicionais aos tambores digitais. A iniciativa é idealizada e realizada pelo Coletivo Olódùmarè e conta com a produção da LAIA (Laboratório de Intervenções Artísticas) e o incentivo do Funcultura. O projeto nasceu com a  proposta de fundir os tambores sagrados do candomblé de Pernambuco com batidas adubadas com dub e beats digitais.

As inscrições são gratuitas e começam nesta terça-feira (21), seguindo até 4 de abril. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico. Serão ofertadas 30 vagas por encontro, e cada participante que se sinta à vontade, pode levar seu instrumento. Os encontros acontecerão na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte e irão passar por terreiros de Mestras e Mestres da cultura popular e dos terreiros de candomblé do estado.

No final do projeto, será lançado um EP com cinco faixas, que visam salvaguardar narrativas, significados e potencialidades da música produzida em nossos terreiros, entendendo que a música sagrada dos orixás e dos terreiros de cultura popular alicerçam a identidade rítmica e cultural do Brasil.

O projeto é voltado pessoas interessadas em aprender a tocoar algum instrumento musical e também percussionistas, djs, pesquisadores, músicos, produtoras e produtores musicais, musicistas e estudantes, com foco em pessoas de terreiro, mulheres e homens negros e pessoas negras pertencente a comunidade LGBTQIA+.

EP em licença livre

A cada novo encontro, novas possibilidades de sons e ritmos. Os resultados de cada encontro serão gravados e por fim 'Adubados' e mixados. O EP ficará disponível para a reprodução gratuita em licença livre, permitindo o uso e mixagem das faixas, desde que o artista que utilizar a obra, disponibilize o seu conteúdo final também em licença livre.

Primeiro encontro

O primeiro laboratório musical acontece em 11 de abril e será ministrado pelo baluarte da Coco de Senzala, Mestre Zé Negão. no Canto da Memória, localizado na rua Lucionise Moura de Melo, 5 - João Paulo II, Camaragibe - PE. Mais informações no telefone (81) 97906-5749.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores