Final de Todas as Flores desperdiça a essência da obra

Trama de João Emanuel Carneiro termina sem a força merecida

por Paulo Uchôa qui, 01/06/2023 - 19:52
Reprodução/Globoplay Personagens de Regina Casé e Sophie Charlotte em capítulo final de Todas as Flores Reprodução/Globoplay

[Contém spoiler]

O tão aguardado final de Todas as Flores já está disponível no Globoplay. No início da noite desta quinta-feira (1º), a trama de João Emanuel Carneiro se despediu do público com um desfecho caótico, sem a merecida força que tinha na sua primeira leva de capítulos. Mostrando uma potência gigante em sua trajetória, a obra do autor se perdeu.

Quando estreou na plataforma, em outubro de 2022, a história da mocinha Maíra (Sophie Charlotte) chamou a atenção de muita gente por conta de uma energia que não se via há bastante tempo, diga-se de passagem desde Avenida Brasil, sucesso estrondoso assinado pelo próprio João Emanuel. Quem esperou ansioso pelo fim promissor da protagonista acabou acompanhando uma verdadeira encheção de linguiça.

No penúltimo capítulo, que foi ao ar no dia 30 de maio, Maíra estava com as cartas na manga para destruir Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Letícia Colin), mas a real é que a perfumista perdeu a oportunidade de jogar ao vento as armações que sofreu da mãe e da irmã. Com ar de candura, ele foi castigada pelo próprio autor por não ter a ousadia justa que a turma de casa estava esperando.

Tomada pela bondade - até de sobra -, Maíra jogou a tão aguardada vingança na lata do lixo. O que era pra ser uma reviravolta, de fato, virou uma tremenda chacota. O desfecho da personagem foi um mero desrespeito aos assinantes do serviço de streaming, que perderam um pouco do tempo à frente da tela aguardando o troco nas vilãs.

Os rumos que levaram à conclusão dos caminhos de Maíra não fizeram a mesma chegar merecedimente ao topo como uma das profissionais mais sucedidas do país, nem ter o amor de Rafael (Humberto Carrão - esse que não movimentou uma palha para livrar a amada da prisão) e nem conseguir da Justiça a chance de adotar uma menina que ela comprou na rua.

Mesmo com um elenco estelar, Todas as Flores sai de cena com uma partida pouco atrevida, sem sal e também sem o devido cuidado que teve nos episódios iniciais. A trama carregada nas costas pelos papéis de Regina Casé, Letícia Colin, Fabio Assunção e Jackson Antunes terminou desperdiçando a essência e magnitude que lhe foram exploradas lá atrás. A obra foi inovadora e corajosa, mas deixou a desejar com um epílogo tolo.

COMENTÁRIOS dos leitores