Gêmeas trans brasileiras estrelam série da HBO e Discovery

Elas se tornaram as primeiras irmãs a realizar a operação de redesignação sexual juntas no mundo; seriado conta sobre a vida após a cirurgia

qui, 01/06/2023 - 18:14
Reprodução / YouTube - HBO Max Brasil Reprodução / YouTube - HBO Max Brasil

 As gêmeas Mayla Phoebe e Sofia Albuquerck fizeram uma cirurgia de redesignação sexual em uma clínica de Blumenau, em Santa Catarina, em 2021. Com isso, elas se tornaram as primeiras irmãs a realizar a operação juntas no mundo. Em 2023, elas estrelam a série “Gêmeas Trans: Uma Nova Vida”, da HBO Max e Discovery +, hoje (1), sobre a vida após a cirurgia.  

A série também retrata a mudança de país de Mayla. Ela saiu da cidade onde nasceu, em Tapira, interior de Minas Gerais, para estudar Medicina em Buenos Aires, na Argentina. Já Sofia foi aprovada em uma faculdade particular de Franca, interior de São Paulo, que cursa Engenharia. O seriado surge em um Brasil que, pelo 14º ano seguido, é o país que mais mata pessoas trans no mundo, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra).  

Sofia contou que é motivo de chacota por ser quem é na universidade. “A minha experiência na faculdade é bastante complicada. O preconceito diminui muito depois da cirurgia (de redesignação sexual), não tem comparação com antes, mas o preconceito ainda existe. Isso porque sou vista como um objeto de curiosidade”, pontuou. Como a série aborda a transfobia na faculdade, Sofia não explicou o porquê os alunos a enxergam dessa maneira e disse que a situação a “destroçou” emocionalmente a ponto de pedir transferência para outra universidade.  

“Não tive forças para procurar ajuda na época. Eu me senti culpada por muita coisa, me senti violada. Foi uma parte da minha vida na qual pensei: ‘Se lutei até aqui, por que vou deixar alguém fazer isso?’. Só percebi isso depois de muito tempo, quando não tinha mais o que fazer. Então, quero ajudar pessoas que passam pela mesma situação”, acrescentou. A realidade de Mayla, em Buenos Aires, e a da Sofia, em Franca, é distinta. A imigrante brasileira considera os argentinos menos preconceituosos. “As pessoas te acolhem mais por quem você é”, assegurou a futura médica. 

Para assistir a entrevista das irmãs gêmeas trans brasileiras, acesse o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=YRFYM67bMig

 

COMENTÁRIOS dos leitores