Confira o calendário de lançamentos da DC no cinema e TV

James Gunn vai reformular o universo cinemático da DC

seg, 03/07/2023 - 19:16
Divulgação Joker: Folie à Deux Divulgação

Por Matheus Maio

Após uma década nas telonas, com filmes como O Homem de Aço (2013) e Liga da Justiça (2017), o antigo Universo Expandido DC chega ao fim este ano, dando lugar a um novo calendário, sob a chefia da dupla James Gunn e Peter Safran.

Embora o antigo DCEU ainda tenha mais dois projetos engatilhados, Gunn e Safran já trabalham firme nos próximos anos dos super-heróis na telona e no streaming, com parte da lista das primeiras produções da nova leva já anunciada. Além disso, há também sucessos que se manterão à parte da cronologia principal (como o Coringa), nos chamados DC Elseworlds (Outros Mundos, em tradução livre).

1- Besouro Azul (17 de agosto de 2023)

O protagonista de Cobra Kai, Xolo Maridueña, vive o herói Jaime Reyes em Besouro Azul. O jovem ganha uma armadura mágica ao virar hospedeiro de um estranho artefato, conhecido como Escaravelho. Ele então deve manter a tecnologia longe de uma perigosa ameaça. Para os brasileiros, o filme terá um temperinho ainda mais especial, com a atriz Bruna Marquezine no papel de Jenny. Os veteranos Susan Sarandon e George Lopez também estão no elenco.

2- Aquaman e o Reino Perdido (20 de dezembro de 2023)

Demorou, mas Jason Momoa voltou. Quase 5 anos após Aquaman (2018), o ator retorna para uma segunda aventura nas telonas, mais uma vez sob a direção de James Wan. O homem-peixe Arthur Curry terá que lidar com a volta do vilão Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II), além das disputas de poder no reino submarino. Com Amber Heard, Dolph Lundgren e mais.

3- Pinguim (sem data – 2024)

Após o sucesso em Batman (2022), o vilão Pinguim, vivido por Colin Farrell, chega com uma série própria, ambientada no mesmo universo do filme de Matt Reeves. A trama chega para o HBO Max e mostrará a disputa por poder no submundo de Gotham City. Cristin Milioti (How I Met Your Mother) e Clancy Brown (Highlander) estão no elenco.

4- Creature Commandos (sem data – 2024)

Primeira produção feita 100% sob os cuidados de James Gunn, Creature Commandos chega como série de animação, no HBO Max. A equipe de anti-heróis esculhambados, incluindo personagens como Doninha, Rick Flag pai e a Noiva de Frankenstein, é enviada pela impiedosa Amanda Waller (Viola Davis) para resolver perigosas missões pelo mundo. O elenco de vozes originais reúne um timaço de astros como David Harbour (Stranger Things), Indira Varma (Game of Thrones), Frank Grillo (Uma Noite de Crime) e Maria Bakalova (Borat 2, Guardiões da Galáxia Vol. 3).

5- Waller (sem data – 2024)

Por falar em Amanda Waller, a malvada agente governamental retorna com uma produção própria. Durante o anúncio das primeiras produções do novo DCU, James Gunn confirmou o retorno de Viola Davis e do “time Pacificador”, indicando que os eventos da série de mesmo nome serão mantidos na nova cronologia.

6- Coringa 2 (4 de outubro de 2024)

O Coringa está de volta. E com loucura para dois. Joaquin Phoenix retorna em Joker: Folie à Deux, sequência do sucesso de 2019, acompanhado de Lady Gaga, como Arlequina. O longa de Todd Phillips segue funcionando em uma linha do tempo própria, sem ligações com a cronologia principal do universo DC. Brendan Gleeson e Catherine Keener estão no elenco principal.

7- Superman: Legacy (11 de julho de 2025)

O “momento da verdade” para o novo DCU chega com o novo filme do Superman. Escrito e dirigido por Gunn, o filme terá o jovem David Corenswet (Pearl), no papel de Clark Kent, e Rachel Brosnahan (A Maravilhosa Sra. Maisel), como a repórter Lois Lane. A produção foi descrita como o “verdadeiro início” do DCU e deve definir o tom da nova história dos heróis na telona.

8- Batman: Parte 2 (5 de outubro de 2025)

Robert Pattinson retorna para mais uma aventura como o Homem-Morcego. A aventura também segue uma cronologia própria, separada das demais produções do DCU. Matt Reeves também retorna na direção, após o elogiado filme de 2022.

Filmes e séries do DCU confirmados (sem data)

Além das produções já com datas, diversas séries e filmes foram confirmados oficialmente, até com detalhes de equipe e elenco, mas ainda não têm previsão de estreia. São eles:

The Authority (filme) – O longa adapta a história do grupo de anti-heróis de mesmo nome, que não hesitam em quebrar as regras para manter a paz. Os protagonistas serão apresentados já em Superman: Legacy, estabelecendo um mundo no qual seres superpoderosos não só existem, como já trabalham na Terra.

The Brave and the Bold (filme) – O filme apresentará o novo Batman do DCU, além do Robin Damian Wayne, filho de Bruce. O elenco ainda não foi escolhido, mas sabe-se que Andy Muschietti (The Flash) será o diretor da produção.

Supergirl: A Mulher do Amanhã (filme) – Baseado na HQ de mesmo nome, escrita por Tom King, com arte da brasileira Bilquis Evely, o longa terá a heroína em uma jornada de autodescoberta pelo espaço.

Monstro do Pântano (filme) – O personagem clássico, mais famoso pelos quadrinhos do mestre Alan Moore, chega à telona pelas mãos de James Mangold (Logan, Indiana Jones 5). A trama segue um cientista que se vê transformado em uma grotesca criatura feita de plantas após sofrer um acidente.

Lanterns (série) – Descrita como um “True Detective no espaço”, a série terá os Lanternas Verdes Hal Jordan e John Stewart investigando um mistério que põe em risco a vida na Terra.

Paradise Lost (série) – Mulher-Maravilha sem Mulher-Maravilha? Paradise Lost explora os conflitos sociais e políticos na ilha de Themyscira, anos antes do nascimento de Diana.

Gladiador Dourado/Booster Gold (série) – Voltada para o humor, a trama abordará um malandro que vem do futuro e usa a habilidade para se passar por herói.

Asilo Arkham (série) – Mais uma produção do universo Batman de Robert Pattinson, a trama dará foco à vida dos pacientes do manicômio. Vale lembrar que o filme já mostrou tanto o Charada de Paul Dano como um novo Coringa, vivido por Barry Keoghan, em uma bela amizade na prisão.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores