Azulejaria portuguesa vira tema de oficina no Recife

Evento vai ser destinado para jovens com Transtorno do Espectro Autista

por Paulo Uchôa qui, 09/11/2023 - 18:07
Content Comunicação/Divulgação Azulejaria portuguesa vira tema de oficina gratuita no Recife Content Comunicação/Divulgação

O universo da azulejaria portuguesa será tema de uma oficina no Recife. O evento vai ser apresentado de forma gratuita para jovens neurodivergentes, em especial os que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 12 anos de idade.

A ação, que tem como tema Azulejaria: Um Mundo Nas Paredes, acontece no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, entre os dias 16 de novembro e 15 de dezembro. O encontro está marcado para toda terça e quinta, das 14h às 16h30.

"Vamos trazer para os azulejos todas essas referências e também uma expressão nova, o das histórias em quadrinhos. No fim, cada participante irá colocar a mão na massa e realizar sua produção individual e também uma produção coletiva", adiantou Saulo Nogueira, professor da oficina.

Durante as aulas, os inscritos irão fazer um paralelo com a cultura popular pernambucana e arte contemporânea, sempre através das obras dos artistas Daniel Samico e Bozó Bacamarte. Eles também farão um passeio guiado pelas ruas do bairro do Recife para conhecer os prédios históricos com revestimento de azulejos portugueses. Serão disponibilizadas 20 vagas.

A oficina Azulejaria: Um Mundo Nas Paredes, que tem a participação da oficineira Dayse Luna, é uma realização do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à Cultura, Centro de Integração Social e Cultural José Cantarelli e do REC Cultural em parceria com o projeto Social Porãozinho dos Ventos com apoio do Centro de Artesanato de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores