Porta-bandeira fala de abordagem em aeroporto aos 85 anos

Vilma Nascimento estava em loja no aeroporto e foi obrigada a tirar pertences da bolsa após acusação de furto

sex, 24/11/2023 - 09:18
Lula Marques/Agência Brasil Lula Marques/Agência Brasil

Vilma Nascimento, histórica porta-bandeira da escola de samba carioca Portela, passou por momentos difíceis no Aeroporto de Brasília, na última terça (21). Aos 85 anos, a idosa foi abordada e acusada de furto na loja Duty Free. Para Vilma, o caso aconteceu por causa da cor de sua pele preta. 

A porta-bandeira havia ido a Brasília para ser homenageada na Câmara dos Deputados e inaugurar uma exposição dedicada a ela no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. No entanto, ao retornar para casa, sofreu a abordagem no aeroporto. “Eu não roubei nada. Só pode ser porque sou negra. Eu acho isso um absurdo. Eu, negra, estar la no Congresso, os deputados todos lá me aplaudindo, vindo falar comigo, me beijando, me agradecendo por eu estar lá. Foi lindo mesmo. E depois eu passar por essa vergonha no aeroporto", disse Vilma em entrevista à TV Globo.

O caso repercutiu nas redes sociais e muitos comentários criticando a atuação do segurança foram compartilhados. A primeira-dama Janja, também comentou em seu perfil: “Inaceitável o que ocorreu com D. Vilma em uma loja no aeroporto de Brasília. Exatamente após ser homenageada no Dia da Consciência Negra. Atitudes racistas não podem mais ser toleradas. D. Vilma, sinta meu carinho, meu abraço e minhas desculpas por tanta ignorância e preconceito”.

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores