Os segredos do próximo obstáculo do Santa Cruz

Comandado por Marcelo Vilar, Treze mescla experiência e juventude

por Clauber Santana seg, 03/10/2011 - 11:05
Tiago França/Treze Treze-PB na partida contra o Santa Cruz/RN Tiago França/Treze

O próximo adversário do Santa Cruz no Campeonato Brasileiro da Série D é o Treze/PB. Tarefa nada fácil para o tricolor Pernambucano, já que a equipe de Campina Grande foi a única a vencer as duas partidas nas oitavas de final da competição nacional. No primeiro confronto venceu o Santa Cruz/RN por 3x1, em casa. No jogo da volta, mesmo longe de seus domínios, goleou por 3x0.

Nesta segunda-feira (3/10) a CBF vai sortear o mando de campo das partidas entre Santa Cruz e Treze, que devem acontecer nos dias 9 e 16 de outubro. Quem vencer o confronto já estará automaticamente classificado para a Série C em 2012, uma vez que a quarta e quinta fases são apenas para definir quem será o campeão, vice, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Todos quatro sobem de divisão.

Na primeira fase da Série D, Santa Cruz e Treze tiveram campanhas parecidas, com 63% de aproveitamento. O Galo venceu cinco partidas e perdeu três, enquanto a equipe Coral venceu quatro, empatou três e perdeu apenas uma. O ataque do Treze foi mais positivo com 14 gols marcados contra 10 do Santa. Já a defesa tricolor foi melhor e sofreu apenas 6 gols, contra 11 do time paraibano.

A boa campanha do Treze se deve ao conjunto de jogadores jovens e experientes, comandados pelo técnico Marcelo Vilar, com passagem pelo Palmeiras e que já comandou o Central de Caruaru.  Atletas como Dú, Vavá e Fernando Pires já atuaram no futebol pernambucano recentemente.

O atacante Warley, de 33 anos, que defendeu o Náutico em 2008, é um dos destaques da equipe na competição. Marcou 7 gols e é o artilheiro do Treze na Série D. Além de balançar as redes, Warley (ex-São Paulo, Atlético-PR e Grêmio) é conhecido como o maestro e líder do time, usa da experiência para ditar o ritmo de jogo dos paraibanos.

O atacante Cléo e o lateral Celico são outros destaques do Galo. Ambos marcaram três gols no Brasileiro. Celico é um jogador que sobe muito ao ataque, por isso deixa espaços na defesa o que pode ser uma vantagem para o Santa Cruz. Cléo, que já passou pelo tricolor pernambucano, se destaca pelo empenho em campo.

Para o primeiro confronto das quartas de final, o técnico Marcelo Vilar não vai poder contar com Chapinha, expulso na partida contra o Santa Cruz/RN. Além disso, três jogadores estão pendurados. O lateral Celico, o meia Doda e o zagueiro Saulo. Os dois primeiros são titulares da equipe.

COMENTÁRIOS dos leitores