Hugo Hoyama será o Porta-Bandeira do Brasil em Guadalajara
Mesa-tenista é o brasileiro que mais ganhou ouros em Pan-Americanos
Em homenagem às nove medalhas de ouro conquistadas em jogos Pan-Americanos, o Comitê Olímpico Brasileiro escolheu o mesa-tenista Hugo Hoyama para ser o porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos jogos de Guadalajara. Em seis participações na competição continental o brasileiro subiu 14 vezes ao pódio.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (12) pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, em entrevista coletiva na cidade-sede dos Pan-Americano 2011. “Ele é o maior vencedor de medalhas em Pan da história. Esta é a maior delegação que participou de algum evento multiesportivo fora do Brasil. É um dos atletas mais exemplares que o Brasil tem”, afirmou Nuzman cometendo um equívoco. Na verdade o maior ganhador de medalhas em Pan-Americanos é o nadador Gustavo Borges, com 19 medalhas. Hoyama foi o que mais vezes ganhou a medalha de ouro.
Hugo se mostrou muito emocionado ao saber que será dele o privilégio de ir à frente da delegação brasileira na cerimônia da próxima sexta-feira. “Nunca vim para um Pan pensando em ser o porta-bandeira. Sempre tentei representar bem o país".
O recorde do mesa-tenista pode ser quebrado nesta edição do Pan. Vários países da América Central, desde 2007, naturalizaram atletas chineses para disputar a categoria. Nos jogos do Rio, Hugo Hoyama não conseguiu chegar às finais sendo medalhista apenas na competição por equipe. Quem pode ultrapassar o porta-bandeiras deste ano é o nadador Thiago Pereira. Ele terá sete chances de ampliar as seis medalhas de ouro conquistadas no Rio de Janeiro, em 2007.