Primeira medalha do Brasil no Pan 2011 com cara pernambuca
A Primeria medalha do Brasil veio com a pernambucana Yane Marques no pentatlo moderno. Após um dia cansativo de competições a atleta de Afogados da Ingazeira garantiu a prata e não conseguiu repetir o feito do Pan do Rio 2007, quando garantiu o ouro na modalidade. De "consolo", além da medalha em Guadalajara 2011, a brasileira garantiu uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, no próximo ano.
Yane chegou a liderar a prova até a última etapa quando marcava 3.468 pontos, 88 a mais que a americna Margaux Isaksen, então com 3.388. Mas na última etapa, a americana se saiu melhor na combinação de tiro e corrida e garantiu o ouro.
Outra pernambucana a fazer história no pentatlo moderno é Priscila Oliveira, companheira de treino de Yane e que, na sua primeira participação em Panamericanos, conquistou o 9o lugar geral da prova.
O pentatlo moderno é formado por um conjunto de esgrima, natação, hipismo e uma combinação de corrida e tiro. O resultado se dá com uma soma de pontos distribuídos em cada modalidade. Atualmente Yane Marques ocupa o 5o lugar no ranking mundial.