Canadá vence o rúgbi e fatura último ouro do Pan

Agência Estadopor Agência Estado dom, 30/10/2011 - 19:26

O Canadá conquistou, neste domingo, a última medalha de ouro distribuída no Pan de Guadalajara. No rúgbi sevens, a seleção canadense superou o favoritismo da Argentina, venceu por 26 a 24 na decisão, e ouviu o hino do Canadá ser o primeiro a ser tocado na modalidade que estreia no programa pan-americano.

A modalidade disputada em Guadalajara tem diversas diferenças em relação ao esporte jogado na Copa do Mundo de Rúgbi - encerrada há uma semana na Nova Zelândia - e é o mesmo que será disputado nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, quando estreará no programa olímpico. O rúgbi sevens é jogado por apenas sete titulares em cada equipe (são 15 no rúgbi), e em dois tempos de sete minutos (são dois de 40 no rúgbi). Por isso, um campeonato pode ser todo ele jogado em um final de semana, como foi no México. A Copa do Mundo deste ano durou 45 dias.

Sempre melhor seleção do continente no Circuito Mundial de Rúgbi Sevens (a próxima temporada terá nove etapas, em nove países, e começa em novembro), a Argentina, atual vice-campeã mundial, acabou surpreendida pelo Canadá, terceira força do continente. John Moonlight e Conor Trainor anotaram dois tries cada para os campeões - o lance, em que o atleta leva a bola além da linha de fundo, vale seis pontos. Os EUA, derrotados pelos canadense na semifinal, superaram o Uruguai para ficarem com o bronze na modalidade.

O Canadá perdeu uma posição no quadro geral de medalhas em relação ao Pan do Rio, em 2007. O país ganhou apenas 30 ouros em Guadalajara, nove a menos do que havia conseguido há quatro anos. Assim, terminou a competição em quinto, atrás de EUA, Cuba, Brasil e México. Os canadenses, porém, usaram o Pan como experiência em modalidades onde são fortes, como natação e atletismo. Praticamente apenas com atletas juvenis, teve um total de dois ouros e oito medalhas na soma destes dois esportes.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores