Santa bate Porto e garante vaga nas semifinais do Estadual

por Victor Bastos qui, 29/03/2012 - 00:01
Aldo Carneiro/Futura Press Jogadores comemora gol na partida contra o Porto, em Caruaru Aldo Carneiro/Futura Press

Confirmando a boa fase e alcançando a sexta vitória consecutiva, o Santa Cruz venceu o Porto, por 3x1, na noite desta quarta (28), no Lacerdão, e garantiu classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Pernambucano. Dênis Marques (pênalti), Chicão e Flávio Caça-Rato anotaram os gols dos visitantes, enquanto Joélson (pênalti) descontou e alcançou a artilharia da competição.

Com o resultado o Santa chega aos 38 pontos e segue na busca pela liderança da primeira fase, já que o Sport também venceu e tem 41. Na próxima rodada, os tricolores recebem o Náutico, às 16, no Arruda. Já o Gavião ficou na 7ª posição (com 24, um a menos que o Ypiranga) e perdeu a chance de entrar no grupo de equipes que vão para Série D do Campeonato Brasileiro. O desafio seguinte será contra o Petrolina, no mesmo horário, no Paulo Coelho.

O JOGO

Sabendo dos resultados da outras partidas, já que o duelo contra o Gavião era o último e isolado da rodada, os tricolores precisavam de uma vitória para permanecer na terceira posição e garantir classificação antecipada para a próxima fase do Estadual.

E utilizando uma nova formação tática, o 3-5-2, o time comandado por Zé Teodoro começou a partida pressionando. Logo aos 4 minutos, Dênis Marques apareceu pela primeira vez no jogo. O atacante fez bela jogada individual e cruzou rasteiro para Renatinho, mas o lateral-esquerdo chegou atrasado e, desequilibrado, bateu nas redes pelo lado de fora.

O Porto acordou apenas a partir dos 22. E sempre com chutes de fora da área.  O lateral-direito Baiano arriscou de longe e Tiago Cardoso fez grande defesa. Em seguida, o também lateral Marquinhos Carioca bateu cruzado e o camisa 1 tricolor interviu mais uma vez. Na última do Gavião, Baiano driblou dois defensores e mandou uma bomba. Outra vez, Tiago Cardoso.

Quando o Porto parecia melhor na partida o Santa Cruz conseguiu abrir o placar. Aos 39, Geílson recebeu belo lançamento, invadiu a grande área e foi derrubado pelo goleiro Romero. Na cobrança da penalidade, o atacante Dênis Marques anotou seu nono gol no Campeonato Pernambucano. 1x0.

Mesmo vencendo, o discurso dos tricolores no intervalo era o de “precisa melhorar”. E a segunda etapa começou da mesma maneira dos 45 minutos iniciais. Até então sumido, o meia Luciano Henrique cobrou falta da entrada da área com muito perigo, a bola passou raspando a meta adversária.

A pressão e o controle tático do jogo renderam mais um gol para o Santa Cruz. Aos 26, o jovem Natan deu lindo passe para o volante Chicão, que “matou” a bola com categoria e bateu de perna esquerda para ampliar. 2x0.

Buscando uma reação, o Porto diminuiu em seguida. Uma das revelações do Pernambucano, o meia Jefferson Renan fez bela jogada individual e foi derrubado pelo zagueiro William dentro da área – no lance o defensor do Santa recebeu o terceiro amarelo e está fora do Clássico das Emoções. Joélson cobrou, Tiago Cardoso fez defesa parcial e o próprio atacante caruaruense anotou. Foi o 10º dele no Estadual, se igualando a Vanderlei (Araripina) e Marcelinho Paraíba (Sport) na artilharia.

Porém, antes do apito final os tricolores conseguiram mais um gol. Mostrando qualidade na lateral-esquerda, o pequenino Renatinho cruzou na mediada para Flávio Caça-Rato, que havia entrada há pouco tempo, fechar o marcador. 3x1.

Ficha do jogo

Estádio Lacerdão, Caruaru

Porto: Romero, Baiano, Moisés, Onildo e Aírton; Marquinhos Carioca (Robertinho), Rodolpho Potiguar, Vágner Rosa e Jefferson Renan; Joélson e Fabinho (Emanuel Recife). Técnico: Adelmo Soares.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; William, Vagner e André Oliveira; Diogo, Sandro Manoel, Chicão, Luciano Henrique (Natan) e Renatinho; Geílson (Flávio Caça-Rato) e Dênis Marques (Branquinho). Técnico: Zé Teodoro.

Árbitro: Carlos Costa.

Assistentes: Pedro Wanderley e Roberto José

Cartões amarelos: Romero, Onildo, Vágner Rosa (Porto); Diogo, Natan (Santa Cruz)

Gols: Dênis Marques, 40 minutos do primeiro tempo, Chicão, aos 29 do segundo tempo, e Flávio Caça-Rato, aos 39 do segundo tempo; Joélson, aos 31 do segundo tempo (Porto)

COMENTÁRIOS dos leitores