'Achei que transição seria mais fácil', diz Barrichello

Agência Estadopor Agência Estado qui, 26/04/2012 - 16:40

Principal atração da temporada 2012 da Fórmula Indy, o brasileiro Rubens Barrichello revelou nesta quinta-feira que está tendo mais dificuldade de adaptação do que esperava após trocar a Fórmula 1, na qual estreou em 1993, pela categoria norte-americana. Os maiores problemas, de acordo com ele, são o total desconhecimento dos circuitos e o volante do carro.

"Preciso admitir que achei que a transição seria mais fácil. O carro é novo para todos, a adaptação tem sido progressiva, tenho conseguido sair da pista com um resultado feliz, de ter dado tudo de mim. Chego, tenho dois treinos de uma hora e vou para classificação com pneu que não conheço", disse Barrichello.

Ele revelou a possibilidade inclusive de usar um novo volante a partir das 500 Milhas de Indianápolis. "A grande dificuldade é o volante muito pesado. A sensibilidade do volante, você passa na zebra, ninguém consegue segurar. O carro pode ter um volante maior, estão tratando disso para Indianápolis", completou.

Barrichello lembrou também que a KV não é uma das principais equipes da Fórmula Indy. Assim, admitiu ter metas pouco ambiciosas até o final da temporada. "Estou numa equipe que ainda não ganhou. Tem todo um processo. Se puder conquistar alguns pódios e resultados expressivos ainda no final do ano está bom", afirmou.

Se ainda enfrenta dificuldades de adaptação na Indy, Barrichello revela que o clima mais amigável da categoria o tem agradado muito. "Estou tendo uma experiência que nunca tive com um companheiro de equipe. A gente brinca o dia inteiro, até somos conhecidos como os moleques da KV. Prendi o Tony no banheiro em Long Beach", disse Rubinho sobre Tony Kanaan, seu companheiro de equipe na KV.

O piloto brasileiro revelou que se surpreendeu com o fácil acesso que as pessoas possuem aos carros da Indy. "Cheguei em Sebring para o meu primeiro teste, com pessoas que não conhecia e vi que estavam filmando o cockpit do carro. Fui reclamar, mas me avisaram que aqui é normal, isso pode. É uma diferença muito grande. O público tem um acesso muito maior. Tem sido algo único, poder mostrar o carro para amigos e família", comentou.

Após a disputa de três provas, Barrichello está em nono lugar no campeonato da Fórmula Indy, com 59 pontos. Neste fim de semana, o brasileiro participa da etapa de São Paulo, no circuito de rua do Anhembi.

COMENTÁRIOS dos leitores