RJ vence PE e leva título do 2º torneio de showbol
Fluminenses ganharam de virada e faturaram o bicampeonato do torneio
Ainda não foi desta vez que os pernambucanos puderam comemorar um título do Torneio Brasileiro de Seleções de Showbol. A taça desta segunda edição da competição ficou, mais uma vez, com o Rio de Janeiro. Os fluminenses venceram de virada, por 12 x 9, neste domingo (29), no ginásio Geradão, faturando o bicampeonato da disputa.
Na primeira partida do dia, a equipe do Ceará venceu a seleção de São Paulo por 9 x 6 e ficou com o troféu de terceiro lugar da edição de 2012. Os nordestinos ganharam com gols de Stênio (3), Rômulo (2), Paulo César, Cleisson, Maurílio e Gera, enquanto os paulistas marcaram com Andrey (2), Demétrius, Robert, Paulo Sérgio e Rodrigo Fabri.
Mesmo sem conseguir o terceiro lugar, Robert gostou do torneio. “Foi excelente. Temos que parabenizar todos os organizadores, o governo de Pernambuco e prefeitura do Recife por possibilitar eventos como este. É um esporte onde não se para, é gol a toda hora”, brincou.
O público estava ansioso para ver a equipe local em quadra. E os pernambucanos começaram bem e Sandro abriu o placar. O Rio de Janeiro reagiu e virou com gols de Valber, Bruno Reis e Djalminha. Com o apoio da torcida, a seleção estadual foi buscar o empate com dois tentos do ex-atacante Gaúcho.
Em um jogo quente, as duas equipes se provocavam e procuravam ocupar todos os espaços. Após um desentendimento com o árbitro Valdomiro Matias, Pedrinho – um dos destaques do time fluminense – foi advertido. Como insistiu na reclamação, acabou expulso pelo juiz. Com isso, Pernambuco conseguiu passar a frente, com Chiquinho: 4 x 3. O Rio de Janeiro não se entregou e chegou ao empate com mais um de Bruno Reis. No entanto, novamente Gaúcho, deu a vitória aos donos da cada no primeiro tempo: 5 x 4.
Para a segunda etapa, promessa de mais emoções e rivalidade. Em meio a disputas acirradas e discussões, Pernambuco se manteve na frente, mas sempre com o Rio próximo no placar. O time da casa chegou a abrir dois gols de diferença, quando fez 9 x 7 após os gols de Edson Miolo, Chiquinho, Gaúcho e Russo, enquanto os adversários descontaram com Piá e Bruno Reis (2).
Com mais experiência no showbol, os fluminenses conseguiram reverter a situação e chegaram ao empate com Válber e Djalminha. Sem encaixar as investidas, os pernambucanos não evitaram a virada. Djalminha marcou mais duas e vezes e Leandro Ávila deu números finais ao confronto: Pernambuco 9 x 12 Rio de Janeiro.
O ex-meia Chiquinho comentou a derrota dos pernambucanos. “Faltou um pouco de experiência. Eles estão há três anos juntos e mesmo assim quase ganhamos. Isso mostra que nosso time é bom. Pretendemos fazer um calendário de competições da modalidade no estado”, revelou.
Principal destaque da final e um dos artilheiros do torneio, Djalminha ressaltou a importância da prática do showbol para ex-jogadores.
O ex-zagueiro da Seleção brasileira campeã da Copa de 1994 e principal responsável pela realização do torneio para o estado, Ricardo Rocha, fez um balanço do evento. “Foi excelente. O público compareceu e os jogadores também fizeram bonito dentro da quadra. Já estamos pensando em trazer a Copa América para cá”, ressaltou. A definição sobre a vinda da competição para o Recife deve sair dentro de 15 dias.
Ficha Técnica
Pernambuco
1 – Gilberto
2 – Russo
3 - Adriano
4 – Sandro
5 – Lico
6 – Marquinhos
7 – Edson Miolo
8 – Nildo
9 – Gaúcho
10 – Chiquinho
11 – Érlon
12 – Albérico
Rio de Janeiro
1 – Fábio Noronha
3 – Emerson
4 – Alex Pinho
5 – Valber
6 – Emerson
7 – Pedrinho
8 – Bruno Reis
9 – Leandro Ávila
10 – Djalminha
11 – Piá
12 – Azul
Artilheiros da competição: Djalminha (Rio de Janeiro) e Cleisson (Ceará) – 8 gols