Sport critica atitude da FPF em escalar árbitros locais

Clube vinha pedindo para que entidade escalasse juízes de fora do estado para comandar Clássico das Multidões

por Ramon Andrade qui, 03/05/2012 - 17:42

O Sport divulgou, no seu site oficial, uma nota de indignação sobre a atitude da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) em relação ao sorteio da arbitragem para a final do Pernambucano 2012. Em tom de manifestação, o clube da Praça da Bandeira lamentou que a entidade do futebol estadual tivesse insistido na escalação de árbitros do quadro local para a decisão do torneio, que pode culminar no bicampeonato do Santa Cruz, também finalista.

Assinado em nome do presidente Gustavo Dubeux e dos diretores Guilherme Beltrão, Aluísio Maluf e José Aécio, o documento deixa claro que o Sport não acredita que Neílson Santos (árbitro do jogo de ida) e Sandro Meira Ricci (jogo de volta) sejam capazes de comandar o Clássico das Multidões. Os erros cometidos pelos juízes locais são as principais razões pelo temor do Leão.

“Esses seguidos erros que provocaram contestações, ameaças e até ofensas pessoais e institucionais aos árbitros e gestores da própria Federação, e que, com magnanimidade, foram todas perdoadas, sem dúvidas contribuíram e contribuem decisivamente para o clima de verdadeira insegurança a que assistimos nas últimas semanas”, diz a nota.

“Por essa razão, desde o início da competição o SPORT registrou seu posicionamento no sentido de que apenas árbitros com a credencial FIFA fossem escalados para os clássicos e, com muito mais propriedade, para as semifinais e finais”, explica.

Em seguida, os dirigentes deixam claro que não apoiam a escalação apontada pelo sorteio desta quinta-feira. “Infelizmente, e apesar das reiteradas solicitações do SPORT, a FPF insiste em não ouvir a prudência e mais uma vez escala árbitros locais para os jogos decisivos, deixando-os à mercê dos discursos inflamados e de interesses que nem sempre se limitam à legitima competição esportiva disputada no campo.”

Por fim, o clube rubro-negro garantiu aos torcedores que vai ficar de olho e que nenhum erro de arbitragem vai passar despercebido, bem como influenciar no resultado final de ambos os jogos. A primeira partida da final entre Santa Cruz e Sport está marcada para o próximo domingo (6), às 16h, no Arruda.

COMENTÁRIOS dos leitores