Domingo será dia das Mães e de gritar "é campeão"

Leia Já faz um balanço completo das decisões deste domingo pelo Brasil

sab, 12/05/2012 - 14:37

Dos 27 campeonatos estaduais que ocorrem no Brasil, 13 estarão apresentando seus respectivos campeões neste domingo (13/5). Além do Pernambucano, cuja final será entre Sport e Santa Cruz, o dia é de decisão no Baiano, Carioca, Catarinense, Cearense, Gaúcho, Goiano, Mineiro, Paraense, Paraibano, Paranaense, Paulista e Sergipano. A equipe do LeiaJá resolveu fazer um balanço das outras 12 competições que serão definidas neste domingo, que também marca o Dia das Mães.

Baiano

O primeiro jogo do Campeonato Baiano não foi de muitas emoções e, sim, de muitas polêmicas. No Barradão, que recebeu um público de 31.263 pessoas, o Vitória não aproveitou o mando de campo e acabou empatando em 0x0 com o rival Bahia. Na ocasião, os mandantes contavam com os comandos do técnico Ricardo Silva, enquanto o Tricolor de Aço estava sob as ordens do treinador Paulo Roberto Falcão, que chegou a ser expulso de campo no segundo tempo da partida. O jogo de volta será às 16h deste domingo (13) – que por sinal marca os 113 anos do Vitória -, no estádio de Pituaçu. Caso vença o duelo, o Leão terá como presente seu 27ª conquista do Estadual. Com 43 títulos, o time tricolor não sente o gosto da conquista desde 2001. Vale lembrar que o empate dá o título ao Bahia, que obteve o melhor desempenho durante o torneio.

Carioca

Se no Baiano a torcida deixou de ver gols, no Carioca a história foi inversa. Cinco tentos foram anotados no primeiro jogo entre Fluminense e Botafogo, que disputam o título estadual de 2012. Após uma bela atuação do meia Deco e do atacante Rafael Sóbis – autor de dois gols -, o placar de 4x1 deixa o Tricolor Carioca com uma grande vantagem na decisão final. Apesar de ter saído na frente com um gol do volante Renato, os visitantes não resistiram à pressão e acabaram tomando a goleada. O atacante Fred, por sinal, fez um belo gol de bicicleta, que abriu a reação do clube das Laranjeiras. Os outros três tentos foram marcados no segundo tempo do clássico. Agora, o time de Abel Braga pode perder por até dois gols de diferença que fica com o título estadual de 2012. O jogo de volta será novamente no Engenhão. O Flu está prestes a quebrar um jejum de sete anos sem título estadual. O público do primeiro jogo foi de 28.182 pessoas.

Catarinense

No Estádio da Ressacada, 16.434 torcedores presenciaram a goleada por 3x0 do Avaí em cima do rival Figueirense. Na Série B do Brasileiro 2012, o Leão mostrou que clássico é definido nos detalhes e fechou a goleada aos 10 minutos do segundo tempo, com uma bela cobrança de falta de Cléber Santana. Agora, o Alvinegro precisa vencer por três gols de diferença para conseguir seu 16º título estadual. O segundo jogo será no Orlando Scarpelli.

Cearense

Depois de duas goleadas, voltamos a mais um 0x0. No Presidente Vargas, o público de 14.486 viu um empate sem gols entre Fortaleza e Ceará. Depois de evitar o pentacampeonato do rival no ano passado, o Alvinegro tenta agora seu segundo título consecutivo. Para isso, a equipe de PC Gusmão precisa apenas do empate. O jogo de volta será realizado novamente no Presidente Vargas, com o Ceará no mando de campo.

Gaúcho

Em Caxias do Sul, Caxias e Internacional fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho 2012. Diante de um público de 12.042 pessoas, os donos da casa saíram na frente ainda no primeiro tempo. Mesmo com cinco desfalques no elenco titular (Leandro Damião, Andrés D'Alessandro, Jesús Dátolo, Dagoberto e Kléber), o Colorado conseguiu empatar o jogo no segundo tempo da partida, com o meia Oscar, que voltou a jogar após passar 45 dias longe dos gramados. No Beira-Rio, o Caxias tenta seu segundo título estadual na história. Só a vitória interessa aos visitantes. Já o Inter pode até empatar para sagrar-se campeão gaúcho pela 41ª vez.

Goiano

Empate também foi o primeiro jogo do Campeonato Goiano, entre Atlético-GO e Goiás, que ficaram no 2x2, no Serra Dourada. Mesmo jogando sem o mando de campo, a equipe esmeraldina saiu na frente duas vezes antes do apito final. O jogo de volta terá como palco novamente o Serra Dourada. Vale lembrar que o Goiás precisa apenas do empate para conquistar o título.

Mineiro

Depois de 11 anos, o América, de Givanildo Oliveira, volta à final do Campeonato Mineiro. A equipe, que eliminou o Cruzeiro na semifinal, tem a difícil missão de passar pelo maior vencedor da história do torneio, o Atlético-MG. Com o empate de 1x1 no jogo de ida, o Coelho tenta seu 16º título estadual. Já o Galo, que pode conquistar seu 41º triunfo do Mineiro, joga apenas pelo empate. Vale lembrar que os dois jogos estão sendo realizados no reformado estádio do Independência. O Mineirão encontra-se fechado para as obras da Copa do Mundo.

Paraense

No Campeonato Paraense, o Cametá segue em busca do seu primeiro título estadual. A equipe enfrenta o tradicional Remo, que pode conquistar o torneio pela 43ª vez, uma a menos que o Paysandu, maior vencedor da história da competição. Apesar do favoritismo, o Leão Azul perdeu o jogo de ida por 2x1. Agora, terá que vencer por pelo menos um gol de diferença para levantar a taça. A decisão será realizada às 17h deste domingo, no Estádio do Mangueirão.

Paraibano

Sousa e Campinense disputam o título do Campeonato Paraibano 2012. No primeiro jogo, um empate em 1x1. Na ocasião, o Sousa jogava com o mando de campo, no estádio Marizão. A equipe busca sua terceira conquista do Estadual. Já o Campinense pode conquistar a taça da competição pela 19ª vez. Para isso, o Rubro-negro Paraibano precisa apenas do empate. A decisão final será realizada no Estádio do Amigão.

Paranaense

Um pequeno público de 9.843 pessoas foi assistir ao jogo entre Atlético-PR e Coritiba, que disputam a final do Campeonato Paranaense. O resultado foi um empate de 2x2, no estádio Durival de Brito. Com isso, o Coxa joga pode garantir seu 36º título estadual apenas com um empate, já que possui a vantagem de decidir o jogo de volta em casa. Após sair na frente, o Coritiba permitiu a virada do Furacão, que vacilou e tomou o gol de empate quando a partida chegava ao fim. A grande final será decidida no Couto Pereira.

Paulista

Mesmo disputando a Copa Libertadores da América, o Santos não quis saber de brincadeira e entrou com o time titular no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Tendo o Guarani como adversário, não deu outra: goleada do Peixe. Com um gol de Ganso e dois de Neymar, a equipe de Muricy Ramalho registrou uma goleada por 3x0 e já tem uma mão na taça. Mais de 40 mil pessoas testemunharam a grande vitória do Alvinegro, que tenta seu 20º título estadual. O Guarani não tem conquista alguma, apenas um vice-campeonato. Mas vale a penas destacar o bom desempenho da equipe, que passou pela Ponte Preta e Palmeiras antes de chegar à final. O jogo de volta entre Santos e Guarani será realizado novamente no Morumbi.

Sergipano

O Campeonato Sergipano de 2012 vem sendo disputado entre São Domingos e Confiança. No jogo de ida, no estádio Arnaldo Pereira, os donos da casa vacilaram e deixaram o placar apenas no 0x0. Por isso, o Confiança terá a vantagem do empate na segunda partida da final, que será realizada no estádio Batistão.

COMENTÁRIOS dos leitores