Havaiano supera Mineirinho e vence etapa de surfe no Rio

Agência Estadopor Agência Estado qua, 16/05/2012 - 13:36
Kirstin Scholtz/ASP Mineirinho parou diante do australiano Josh Kerr Kirstin Scholtz/ASP

Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, não conseguiu defender o título do Billabong Rio Pro e viu um calouro no circuito mundial de surfe ficar com a coroa da etapa brasileira. O havaiano John John Florence, de apenas 19 anos, superou com folgas o veterano australiano Joel Parkinson, 31, na bateria final, nesta quarta-feira, e conquistou sua primeira vitória no ASP World Tour, nas ondas perfeitas do Postinho, na Praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

"É a melhor sensação do mundo. Comecei (o campeonato) mal. Eu nem acredito, estou em choque", disse Florence, que vai com a confiança em alta para as próximas etapas do circuito, em Fiji e no Taiti.

O prodígio havaiano comemorou o fato de as ondas do Postinho se assemelharem às de Pipeline, o "quintal de sua casa". "Eu não esperava um grande resultado aqui no Rio. Contava apenas em superar algumas baterias", disse o garoto, com humildade.

Parkinson, apesar do segundo lugar na etapa, pode comemorar a liderança do ranking, na disputa do título mundial de 2012 - ele assumiu o posto do antes líder Kelly Slater, que não disputou a etapa brasileira por estar lesionado e com isso caiu para o oitavo lugar, com 13.700 pontos. O australiano soma 19.700, contra 18.250 do seu compatriota Mick Fanning. Adriano de Souza, o Mineirinho, está em quarto lugar, com 17.200, enquanto o também australiano Josh Kerr é o terceiro, com 18.200.

"Estou um pouco desapontado porque não engrenei na final", disse Parkinson, antes de elogiar a qualidade das ondas. Ele vê com cautela a liderança do circuito com apenas três etapas disputadas. "Tem muita coisa pela frente. Mas espero manter o meu desempenho durante todo o ano".

As boas condições do mar permitiram que fossem disputadas as quartas de final, as semifinais e a final em apenas um dia. Esperanças brasileiras, Mineirinho parou diante do australiano Josh Kerr, nas quartas, e Alejo Muniz foi superado por Fanning.

"Estamos lidando com os melhores do mundo, e o Josh mostrou isso na última onda. Tive a minha chance, mas acabei não voltando na manobra. Se você completa é nota 9", lamentou Mineirinho, que esperava conseguir defender o título no Rio para deixar a etapa na liderança do circuito. Nas semifinais, Parkinson e Fanning realizaram uma disputa acirrada, decidida por uma diferença de 0,83 ponto. No duelo contra Kerr, o jovem Florence goleou: 17.94 contra 11.86.

COMENTÁRIOS dos leitores