Corinthians pode ser o 6º campeão invicto da Libertadores

Além de entrar para o hall de campeões invictos, Timão será o que conquistou o feito disputando o maior número de partidas

qui, 21/06/2012 - 12:53
RODRIGO COCA/FOTOARENA/AE Corinthians já fez 12 partidas na Libertadores, vencendo sete e empatando as outras cinco RODRIGO COCA/FOTOARENA/AE

Apenas cinco times foram campeões invictos da Copa Libertadores da América. Destes cinco, um conseguiu este feito por duas vezes. Trata-se do Estudiantes/ARG, que conquistou esta invencibilidade no bicampeonato de 1969/70. Antes dele, o Peñarol/URU também foi campeão invicto, no ano de 1960, e o Independiente/PAR em 1964. O último clube que conseguiu foi o Boca Juniors/ARG, em 1978. O único brasileiro que integra este hall, por enquanto, é o Santos de 1963.

O Corinthians pode ser o sexto clube a conseguir o título continental de maneira invicta, caso não perca na final, já que é a única equipe que permanece sem uma única derrota até agora na Libertadores 2012. Um fato valoriza mais a conquista corintiana, caso ela se concretize. Neste ano, o Timão terá disputado 14 jogos até o fim da competição, jogando mais partidas do que as outras equipes, que foram campeãs invictas no passado.

O Estudiantes/ARG, por exemplo, nos dois anos em que conquistou o título de maneira invicta, só jogou oito vezes, sendo quatro partidas em cada ano. É bom lembrar que, naquela época, o campeão da Libertadores já entrava na semifinal da competição no ano seguinte. Por isto que o clube era campeão disputando apenas quatro partidas.

O Santos de 1963 também foi campeão jogando apenas quatro vezes. O Boca disputou seis partidas em 78, o Peñarol jogou sete vezes em 60 e o Independiente disputou oito partidas em 64.

Até a semifinal, na qual derrotou o Santos, na última quarta-feira (20), o Corinthians já fez 12 partidas, venceu sete e empatou as outras cinco. Para a decisão, o Timão aguarda o vencedor o duelo entre Boca Juniors e Universidad de Chile, que sairá na noite desta quinta-feira (21).

COMENTÁRIOS dos leitores