Espanha vence França, quebra tabu e avança na Euro
A Espanha ainda não empolgou. Mas mesmo assim venceu a França por 2x0, neste sábado (23), em Donetsk, na Ucrânia, pelas quartas de final da Eurocopa. Os gols foram marcados por Xabi Alonso, aos 18 minutos do primeiro tempo e 45 do segundo, de pênalti. A Espanha vai enfrentar Portugal na semifinal , quarta-feira (27). Foi a primeira vitória espanhola sobre os franceses em competições oficiais.
O JOGO
Mesmo com jogadores com boa técnica e característica ofensiva, como Ribery e Malouda, a França entrou em campo simplesmente para se defender. Apenas o atacante Benzema ficava no campo de ataque francês. O restante dos jogadores se posicionava do meio de campo para trás. Com isso, a Espanha, que já tem como ponto forte a posse de bola, ficava com a pelota e dominava as ações.
E não demorou muito para a Fúria desarrumar a retranca francesa. Logo aos 18 minutos, Jordi Alba foi à linha de fundo e fez belo cruzamento para Xabi Alonso, que de cabeça abriu o placar.
A França só levou perigo à meta de Casillas aos 31 minutos. Cabaye bateu falta e o arqueiro espanhol defendeu. Foi a única finalização francesa na primeira etapa. Já a Espanha levou perigo em alguns lances, mas faltava objetividade na hora da definição das jogadas.
O panorama não mudou muito no segundo tempo. A Espanha ficava com a bola e a França corria atrás do adversário. Aos 16, por pouco a Fúria não aumentou. Xavi lançou Fábregas, mas o goleiro Lloris salvou.
Tentando mudar o curso do jogo, o técnico Laurent Blanc sacou Debuchy e Malouda para a entrada de Nasri e Menez. Na Espanha, Vicente Del Bosque trocou David Silva e Fábregas por Fernando Torres e Pedro.
E foi a Espanha que chegou novamente ao gol, outra vez com Xabi Alonso, de pênalti, aos 45 do segundo tempo. A atual campeã mundial e europeia segue firme na Euro 2012.