Sport vence o Coritiba de virada e acaba jejum

Leão perdia por 2x0, mas saiu do Couto Pereira com os três pontos após virar o jogo para 3x2

por Victor Bastos dom, 01/07/2012 - 18:04
Antônio More/Gazeta do Povo/Futura Press Henrique marcou um dos gols da vitória do Sport Antônio More/Gazeta do Povo/Futura Press

Eram três derrotas consecutivas, um jejum de resultados negativos desde setembro de 2008 e, ainda no primeiro tempo, saiu perdendo por 2x0 – gols de Anderson Aquino e Tcheco. O panorama do Sport contra o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira, era cada vez pior. Entretanto, a equipe comandada por Vágner Mancini reagiu e virou a partida com gols de Henrique, Marquinhos Gabriel e Luccas Claro (contra).

O time pernambucano chega aos oito pontos e pula 16ª para a 11ª posição. Na próxima rodada os rubro-negros voltam a atuar na Ilha do Retiro. No domingo (08), às 18h30, o Sport enfrenta o Corinthians, que pode jogar como campeão da Libertadores – já que enfrenta o Boca, nesta quarta, no Pacaembu (o primeiro jogo foi 1x1). Já o Coritiba, agora na 13ª colocação com sete pontos, vai até o Morumbi encarar o São Paulo, no mesmo dia, às 16h. 

O JOGO

 Pressionado fora das quatro linhas e ainda mais dentro de campo. O Coxa, mesmo com uma equipe praticamente reserva, começou o jogo pressionando os rubro-negros. Na primeira oportunidade, aos 12 minutos, o finalista da Copa do Brasil abriu o placar. O meia Tcheco, um dos titulares nas duas competições, deu lindo passe para Anderson Aquino. O atacante, ex-Sport, ficou livre para tocar apenas na saída de Magrão. 1x0.

O gol deu choque de realidade nos comandados de Vágner Mancini. No minuto seguinte, Rivaldo, jogando na posição de origem, ou seja, saindo da lateral-esquerda para atuar como volante, arriscou de longe e a bola passou perto da meta defendida por Victor Brasil. Logo depois, Reinaldo, que trocou o improviso do meio de campo para a lateral-esquerda, cruzou na cabeça do atacante Henrique que perdeu a chance de empatar. 

Porém, o Coritiba freou o ímpeto do Sport da forma mais efetiva possível. Com um toque de bola refinado, Tcheco achou o também meia Lincoln dentro da aérea, fez a ultrapassagem e recebeu o cruzamento no segundo pau para anotar mais um gol na conta dos donos da casa. 2x0. 

Mais um gol e mais um choque de realidade. Entretanto, dessa vez para retornar ao jogo. Aos 36, Marquinhos Gabriel tocou para o atacante Henrique, livre dentro da área, marcar o primeiro gol com a camisa rubro-negra. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes adversárias. 2x1. O Sport quase empatou no lance seguinte, mas o goleiro Victor Brasil fez grande defesa após chute do zagueiro Edcarlos.

Na volta para a segunda etapa os pernambucanos até voltaram mais ligados, mas quem apareceu primeiro foi o Coxa. Aos 9, o meia Rafael Silva avançou pela direita e cruzou para o atacante Geraldo, que pegou de primeira e acertou a trave de Magrão.

A partia esfriou e as chances cessaram. O Sport, até então sem chutar uma bola em gol, aproveitou a única que teve. Aos 30 minutos, Willians fez jogada individual e deu belo passe para Marquinhos Gabriel, que cara a cara com o goleiro adversário, apenas tocou na saída para empatar. 2x2.

Pelas circunstâncias da partida, o resultado já poderia ser considerado bom pelos rubro-negros. E o que falar de uma vitória? O inesperado ocorreu aos 41. Marquinhos Gabriel cruzou para Felipe Azevedo que acertou um belo chute de primeira, a bola explodiu na trave e na volta bateu no zagueiro Luccas Claro. Morreu no fundo das redes. 3x2.

FICHA DO JOGO

Estádio Couto Pereira, Curitiba

Coritiba: Vítor Brasil; Jonas, Demerson, Luccas Claro e Chico; França (Bonfim), Sérgio Manoel, Tcheco e Lincom; Anderson Aquino (Rafael Silva) e Marcel (Geraldo). Técnico: Marcelo Oliveira.







Sport: Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Rivaldo (Willians), Marquinhos Paraná (Rithelly) e Marquinhos Gabriel; Henrique (Roberson) e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini.

Árbitro: Wílson Luiz Seneme (Fifa/SP)



Assistentes: Vicente Romano Neto (Fifa/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

Cartões amarelos: Edcarlos, Bruno Aguiar, Marquinhos Paraná (Sport); Rafael Silva (Coritiba)

Gols: Anderson Aquino, aos 12, e Tcheco, aos 24 minutos do primeiro tempo (Coritiba); Henrique, aos 36 minutos primeiro tempo, Willians, aos 30 minutos do segundo tempo, e Luccas Claro, aos 41 minutos do segundo tempo (Sport)

COMENTÁRIOS dos leitores