Athos perde na estreia e Brasil dá adeus na esgrima
Durou um combate a estreia do brasileiro Athos Schwantes na esgrima dos Jogos Olímpicos de Londres. O atleta de 27 anos, de tradicional família de esgrimistas, deu azar ao estrear contra o holandês Bas Verwijlen, atual vice-campeão mundial. O brasileiro até fez um bom confronto, mas acabou derrotado por 15 a 10, deixando a disputa da espada masculina.
Na primeira e segunda parciais, vitória tranquila do holandês, uma por 6 a 3, outra por 6 a 2. Com isso, só restava a Athos atacar. Ele até foi melhor no terceiro tempo e vencia por 5 a 2 quando o holandês deu golpe certeiro, chegou ao seu 15.º ponto e venceu o confronto.
Desta forma, o Brasil está eliminado da esgrima dos Jogos de Londres. Renzo Agresta, em sua terceira Olimpíada, chegou como 19.º do ranking mundial do sabre, ficou de bye na primeira rodada, mas acabou eliminado na estreia, pelo alemão Benedikt Wagner. Já Guilherme Toldo, de apenas 19 anos, estreou no florete passando pelo marroquino Lahoussine, mas não conseguiu a classificação para as oitavas de final, já que perdeu para o norte-americano Race Imboden por 15 a 5.
Derrotado por Bas Verwijlen nesta quarta-feira, Athos vem de tradicional família de esgrimistas. Seu pai, Ronaldo Schwantes, foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1975. Depois disso, a esgrima brasileira só subiu novamente ao pódio pan-americano em 2007. No Pan do Rio, aliás, Athos ganhou as manchetes ao perfurar o pulmão do irmão Ivan durante um treino e provocar o corte deste da competição.