Após Olimpíada, Magnano já pensa na Copa América
A seleção brasileira masculina de basquete desembarcou em Guarulhos neste sábado. Depois da queda nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres, diante da Argentina, o clima ainda era de decepção pelo resultado. O próprio técnico Rubén Magnano admitiu que a equipe poderia ter ido mais longe, mas disse que o tempo para lamentação passou, e agora já foca as próximas competições.
"Não faltou comprometimento e luta por melhores resultados, mas poderia ser bem melhor. Deixamos a competição com apenas duas derrotas, uma contra a Rússia, por um ponto, e outra para a Argentina, por cinco pontos. Agora vamos seguir com o trabalho, com o foco na Copa América", declarou, citando a competição continental que será disputada em 2013 e dá vagas para o Mundial de 2014.
Na primeira fase da Olimpíada, o Brasil perdeu apenas para a Rússia, com uma bola de três de Fridzon a poucos segundos para o fim. Nas quartas, a seleção tirou uma diferença de 15 pontos a favor da Argentina, chegou a encostar, mas errou muito no fim e acabou eliminada.
O experiente ala Marcelinho Machado, de 37 anos, concordou com a análise de Magnano. "Não ficamos satisfeitos com a derrota para a Argentina, mas lutamos até o final. Queríamos um pouco mais do que o quinto lugar, mas, infelizmente, não conseguimos alcançar nosso principal objetivo que era uma medalha", comentou.
Para Leandrinho, no entanto, a volta do basquete masculino brasileiro a uma Olimpíada, depois de 16 anos, foi um aprendizado. "O mais importante de tudo é que todos lutaram muito para conseguir uma medalha. Em uma Olimpíada, aprendemos que os pequenos detalhes separam o sucesso da conquista de uma medalha ou de um quinto lugar. Particularmente, eu senti a falta de experiência olímpica, especialmente, na estreia. Depois tudo foi se acertando. Estamos de cabeça erguida. O que apresentamos em Londres foi bonito", disse.
Em meio a esta nova experiência, a seleção teve alguns pontos positivos. Talvez o maior deles tenha sido a defesa, que conseguiu os melhores números da primeira fase do torneio. "Na primeira fase da competição tivemos a melhor defesa dos jogos, isso mostra que podemos melhorar muito em alguns detalhes que faltaram a nós", avaliou Magnano.