Baianos, catarinenses e goianos na gangorra das divisões
Bahia, Figueirense e Atlético-Go brigam para não cair e seus rivais Vitória, Criciúma, Joinville e Goiás estão perto de voltar a elite do brasileiro
Tudo que sobe desce, aponta a leia da gravidade. Tudo que desce pode subir, aponta a lei não menos importante do futebol. Nesta temporada, três times brigam para desmistificar o princípio físico e permanecer na Série A. Do outro lado, quatro times querem retornar a primeira divisão e, quem sabe, roubando justamente a vaga dos rivais. É a gangorra das divisões no futebol brasileiro.
Bahia: Vitória subindo, Bahia descendo
O Vitória faz uma campanha histórica na Série B. Com o melhor desempenho desde que foi instalado o sistema de pontos corridos, o Leão é o líder do campeonato, com 48 pontos. Com um pé na classificação e no título, o time está praticamente assegurado no brasileirão do ano que vem. Já o tricolor baiano pode não esbarrar com seu rival. Com campanha tenebrosa jogando no Pituaçu, o time é o 15º colocado, com 23 pontos, quatro a mais que o Sport, primeiro da zona da degola. Não figura no Z-4, mas é bem abrir o olho ou senão vai acontecer o mesmo que em 2010, quando os tricolores de aço subiram de divisão e os rubro-negros caíram para a Série B.
Santa Catarina: Criciúma e Joinville subindo, Figueirense descendo
Um é o terror quando joga em casa. O outro não põe medo em ninguém atuando sob seus domínios. Enquanto o Criciúma segue 100% jogando no Heriberto Hulse e ocupa a segunda colocação da Série B, com 45 pontos, o Figueirense é o lanterna da Série A, com 15. Vale ressaltar também a campanha do Joinville, quarto colocado com 38 pontos. Santa Catarina perto de ter mais dois representantes na Série A do ano que vem. Podem ser três, mas aí depende do Figueira.
Goías: Goiás subindo, Atlético-Go descendo
O Goiás não pretende ficar mais um ano na Série B e segue firme na luta pela vaga no brasileirão do ano que vem. O esmeraldino é o terceiro colocado, com 36 pontos. Já o Dragão anda muito mal das pernas e figura na zona da degola, ocupando a 19ª colocação, com 16 pontos. E o Vila Nova segue sem brilho na Série C.