Xavi e Casillas vencem o Prêmio Príncipe das Astúrias

O anúncio foi feito nesta quarta (5)

Agência Estadopor Agência Estado qua, 05/09/2012 - 09:34
RFEF/Divulgação Os dois jogadores acabaram levando essa honraria depois de terem ajudado a Espanha a conquistar o título da Eurocopa, em junho RFEF/Divulgação

O goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, e o meia Xavi Hernandez, do Barcelona, foram anunciados nesta quarta-feira como vencedores do Prêmio Príncipe das Astúrias de 2012, que homenageia os principais nomes do esporte mundial no ano. Os dois jogadores acabaram levando essa honraria depois de terem ajudado a Espanha a conquistar o título da Eurocopa, em junho, quando o país se sagrou bicampeão continental dois anos após faturar a Copa do Mundo.

Juntos, Casillas e Xavi somam 253 partidas com a camisa da seleção espanhola e eles superaram na votação final do júri a outra candidatura finalista, a do Comitê Paralímpico Internacional, por 11 votos a 7.

Os dois astros do futebol espanhol foram eleitos vencedores em reconhecimento a seus êxitos desportivos e pelos valores de amizade e companheirismo que inspiram nos jovens, sendo que os dois estão em lados opostos em meio à "máxima rivalidade de suas respectivas equipes", como destacou o júri da premiação.

A candidatura da dupla de atletas ao Prêmio Príncipe das Astúrias havia sido proposta por Joseph Blatter, presidente da Fifa, que ressaltou que os dois jogadores "são um exemplo a seguir e representam a unidade da Espanha acima das diferenças que existem entre Real Madrid e Barcelona".

O júri destacou que Xavi, de 32 anos, e Casillas, de 31, foram peças fundamentais na campanha da Espanha na última Eurocopa. Eles também foram vistos como peças-chave na missão de aliviar o clima de rivalidade criado dentro da própria seleção espanhola, provocada pelos últimos duelos decisivos entre Barcelona e Real.

"Ambos, que conseguiram os títulos mais importantes com seus clubes e a seleção espanhola, são um exemplo de jogo limpo que é admirado por todos", enfatizou o júri da votação. Este é o segundo Príncipe das Astúrias vencido por Casillas e Xavi, que ganharam este prêmio também em 2010, quando a Espanha se sagrou campeã mundial pela primeira vez.

O velejador Robert Scheidt, de 39 anos, foi um dos indicados ao Príncipe de Astúrias deste ano, assim como o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. O jogador de basquete alemão Dirk Nowitzki, o ex-jogador de basquete chinês Yao Ming, o surfista norte-americano Kelly Slater e a seleção norueguesa feminina de handebol também estiveram entre os indicados.

Scheidt entrou na lista de concorrentes ao prêmio após conquistar, ao lado de Bruno Prada, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, na classe Star. Esta foi a quinta vez consecutiva que o velejador subiu ao pódio em uma Olimpíada.

COMENTÁRIOS dos leitores