Ary Graça comenta a vitória em eleição da FIVB

Ary Graça, gestor da Confederação Brasileira (CBV), venceu a eleição para presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB)

por Thiago Graf sab, 22/09/2012 - 10:56
Carlos Delgado/iDigo Ary Graça comemorou a vitória e foi ovacionado pela plateia Carlos Delgado/iDigo

Nos próximos quatro anos, o comando da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) será responsabilidade de um brasileiro. Em votação realizada nesta sexta-feira, em Anaheim, nos Estados Unidos, Ary Graça foi eleito como novo gestor da FIVB em um Congresso Mundial da entidade.

Ary está à frente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) desde 1997, quando assumiu após a saída de Carlos Arthur Nuzman para comandar o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). É a segunda vez que um brasileiro assume a presidência de uma federação internacional. O primeiro foi João Havelange, que foi o gestor da Fifa no período entre 1974 e 1998.

No pleito desta sexta-feira, Graça derrotou o americano Doug Beal e o australiano Chris Schacht. Ele tomou posse logo após a eleição, ao som de aplausos. Em seu discurso antes da votação, o brasileiro destacou o trabalho realizado na CBV e apresentou suas estratégias para a presidência, enfocando as necessidades das confederações nacionais e a divulgação do vôlei de praia e interação com as comunidades.

"O Brasil teve um aprendizado muito grande com o Japão na década de 70. Houve uma revolução em nosso vôlei. A cooperação é um caminho. O Brasil está ajudando o desenvolvimento da modalidade nos demais países da América do Sul e podemos fazer isso em todo o mundo", destacou.

Ary está confiante no futuro de seu mandato. "Garanto que nos próximos quatro anos o vôlei vai explodir mundialmente. Vamos modernizar a gestão da FIVB e levar as oportunidades que o vôlei oferece a todo o mundo", declarou. O brasileiro será o quarto presidente da história da FIVB. Antes dele o francês Paul Libaud (1947 a 1984), o mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e o chinês Jizhong Wei (2008 a 2012) dirigiram a entidade.

COMENTÁRIOS dos leitores