Com gol de Dênis Marques, Santa vence Cuiabá e volta ao G4

por Victor Bastos dom, 30/09/2012 - 17:53

Não foi a partida brilhante que a torcida esperava. O Santa Cruz mais uma vez não apresentou um bom futebol na Série C do Campeonato Brasileiro. Entretanto, diferente das últimas quatro rodadas de jejum, os tricolores saíram vitoriosos. Neste domingo, no Arruda, Dênis Marques marcou o gol da vitória contra o Cuiabá.

Com o resultado o time pernambucano retorna para o G4 do grupo A, na terceira colocação com 19 pontos. Os cuiabanos seguem na zona de rebaixamento (nova posição), com 15 pontos.  

Na próxima rodada, a 15ª dessa Terceirona, o Santa ainda busca a primeira vitória como visitante – até agora foram quatro empates e três derrotas. A partida será contra o Icasa, no sábado, às 16h, no estádio Agenorzão. Já o Cuiabá vai até o Presidente Vargas, no mesmo dia, às 17h, encarar o vice-líder Fortaleza.

O JOGO

Durante a semana, o treinador Zé Teodoro, nos treinamentos abertos, testou a equipe no tradicional 4-4-2 e no ofensivo 4-3-3. Entretanto, em nenhuma dessas formações o lateral Tiago Costa aparecia como opção. Possivelmente, na movimentação fechada para imprensa e torcida na sexta-feira, o comandante tricolor utilizou o esquema que entrou em campo contra o Cuiabá.

Retornando após quatro meses, o goleiro Tiago Cardoso reassumiu a camisa 1. Na esquerda, Tiago Costa entrou na lateral, enquanto o xodó Renatinho foi deslocado para o meio de campo. O restante da equipe não teve surpresas. Do outro lado, um Cuiabá cheio de nomes conhecidos. O arqueiro Gatti (ex-Cruzeiro) e os atacantes Joelson (ex-Náutico, Santa e Sport) e Josiel (artilheiro da Série A 2007 pelo Paraná) – esse último começou no banco.

Quando a bola rolou, os 15 minutos iniciais demonstraram o desentrosamento de um único treino. Tanto que o Santa criou oportunidades apenas nas bolas paradas. Em escanteios cobrados por Diogo, os zagueiros Vágner e Édson Borges assustaram de cabeça. Depois, o pequenino Renatinho começou a arriscar de longe. Aos 16, o camisa 6 obrigou Gatti a praticar bela defesa.

O tempo passou, o tal entrosamento apareceu, mas Gatti seguiu como protagonista. Se o meio de campo não funcionava, o atacante Fabrício Ceará decidiu armar as jogadas. Em duas oportunidades deixou o companheiro Dênis Marques cara a cara com o arqueiro adversário. Gatti fez excelentes defesas. E ainda teve um reclamação de pênalti no primeiro lance.

No segundo tempo, Fabrício Ceará até tentou demonstrar mais uma vez a inspiração. Aos sete, de bicicleta, mandou para fora. E nos minutos seguintes as substituições ditaram o ritmo nas arquibancadas. Quando Zé chamou Flávio Caça-Rato, delírio da torcida. Porém, quando decidiu tirar Fabrício Ceará para entrada de Leandro Oliveira, as vaias surgiram pela primeira vez no Arruda.

O nome de Luciano Henrique era constantemente entoado. E o meia estava pronto para entrar quando a história do jogo mudou completamente. Aos 26, Chicão fez lançamento para Renatinho. Na ala esquerda, o camisa 6 cruzou rasteiro e contou com a falha da zaga adversária. Dênis Marques, bem posicionado, dominou perto da pequena área e deslocou Gatti. 1x0.

Na reta final do jogo, Flávio Caça-Rato, Chicão e Dênis Marques perderam chances de ampliar o placar. Quando o árbitro apitou o fim da partida, os jogadores se reuniram no centro do campo e saíram juntos.

Ficha do jogo

Estádio do Arruda, Recife-PE

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Diogo, Vágner, Édson Borges e Tiago Costa (Luciano Henrique); Memo, Chicão, Leozinho (Flávio Caça-Rato) e Renatinho (Sandro Manoel); Dênis Marques e Fabrício Ceará (Leandro Oliveira). Técnico: Zé Teodoro

Cuiabá

Gatti; Niel, Lombardi, Reinaldo e Natanael; Ramos, Bogé, Fernando e Ewerton Maradona (Leandro Cearense); Joélson (Evandro) e Preto (Josiel). Técnico: Luciano Dias



Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)



Assistentes: Luciano Benevides de Souz (DF) e Frederico Soares Vilarinho (MG)

Cartões amarelos: Chicão, Tiago Cardoso (Santa Cruz); Bogé (Cuiabá)

Gol: Dênis Marques, aos 26 minutos do segundo tempo

Público: 35.564

Renda: R$ 481,670,00

COMENTÁRIOS dos leitores