Raonic vence Murray e faz final com Nishikori em Tóquio

sab, 06/10/2012 - 10:33

O canadense Milos Raonick se classificou neste sábado para a decisão do Torneio do Tóquio ao eliminar o britânico Andy Murray, cabeça de chave número 1 e atual campeão do ATP 500 japonês, disputado em quadras rápidas, com um triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (5/7) e 7/6 (7/4), em 2 horas e 46 minutos. Ele fez 13 aces contra oito do terceiro colocado no ranking da ATP.

Raonic, sexto pré-classificado em Tóquio e número 15 do mundo, vai enfrentar na final deste domingo o japonês Kei Nishikori, que derrotou o cipriota Marcos Baghdatis, 46º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com um duplo 6/2, em apena 1 hora e 1 minuto. Número 17 do mundo, Nishikori venceu pela primeira vez Baghdatis, depois de ter perdido as três partidas anteriores para o cipriota.

Neste sábado, sob sol escaldante no Ariake Coliseum, Raonic quebrou o saque de Murray no primeiro game da partida. Depois, converteu outro break point, no nono game, para fechar a parcial em 6/3.

Com dificuldades para se impor, o campeão olímpico e do US Open precisou salvar três break points no segundo set e chegou a quebrar uma raquete. Sem quebras de serviço, a disputa seguiu para o tie-break, vencido por Murray por 7/5.

O britânico dominou o começo do terceiro set, conseguiu uma quebra de saque para abrir 3/1 e chegou a liderar por 4/1. Murray, porém, permitiu a reação de Raonic, que devolveu a quebra de serviço e empatou a parcial em 4/4. Vencendo por 5/4, o britânico desperdiçou dois match points no 10º game. Assim, o duelo seguiu para um novo tie-break, dessa vez vencido por Raonic por 7/5.

O confronto direto entre Murray e Raonic estava empatado por 1 a 1,com britânico tendo vencido no US Open neste ano. O triunfo do canadense foi no Torneio de Barcelona, também nesta temporada.

Na decisão, Raonic vai buscar o quarto título da carreira e seu terceiro troféu em 2012. Neste ano, ele triunfou em Chennai, na Índia, e em San Jose, nos Estados Unidos. Já Nishikori, primeiro japonês a se classificar para uma final em Tóquio, vai buscar o seu segundo título - o primeiro foi em 2008, em Delray Beach, nos Estados Unidos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores