Sob chuva, Pedrosa vence 3ª prova seguida na MotoGP
O espanhol Dani Pedrosa confirmou a sua excelente fase na MotoGP ao vencer neste domingo a etapa da Malásia - a 16ª das 18 previstas para esta temporada -, realizada sob chuva no circuito de Sepang. Assim, o piloto da Honda conquistou o seu terceiro triunfo consecutivo e permanece na luta pelo título do campeonato.
A corrida deste domingo foi disputada com a pista úmida e precisou ser encerrada antes do fim, na 13ª volta, em razão da chuva que atingiu o circuito de Sepang. A previsão inicial era de que fossem disputadas 20 voltas, o que não aconteceu. Mesmo assim, o pilotos receberam a pontuação total.
O espanhol Jorge Lorenzo, da Honda, conquistou a pole position no sábado e manteve a dianteira na largada. Ele passou a ser perseguido por Pedrosa e ambos abriram larga vantagem para os demais concorrentes. Na 10ª volta, Pedrosa ultrapassou o compatriota e assumiu a liderança, que não seria mais ameaçada.
Quando a chuva apertou, vários pilotos sofreram quedas, entre eles Cal Cal Crutchlow, Randy de Puniet e Iván Silva. A situação levou a organização a paralisar a etapa da Malásia, exatamente no momento em que o australiano Casey Stoner, terceiro colocado, começava a diminuir a diferença para Lorenzo.
O reinício da prova chegou a ser cogitado, o que não aconteceu. Assim, a vitória de Pedrosa foi confirmada, com Lorenzo e Stoner completando o pódio. Eles foram seguidos pelos pilotos da Ducati, o norte-americano Nicky Hayden, na quarta posição, e o italiano Valentino Rossi, em quinto lugar.
O espanhol Álvaro Bautista terminou em sexto lugar, à frente dos compatriotas Héctor Barbera e Aleix Espargaró. O britânico James Ellison e o checo Karel Abraham completaram as 10 primeiras colocações da etapa malaia da MotoGP.
O resultado da prova deste domingo manteve Lorenzo na liderança do campeonato, com 330 pontos, 23 a mais do que Pedrosa. A próxima etapa da temporada 2012 da MotoGP será realizada no próximo domingo, com a disputa da etapa da Austrália, no circuito de em Phillip Island.
Confira a classificação final da etapa da Malásia da MotoGP:
1º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), 13 voltas em 29min29s049
2º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 3s774
3º. Casey Stoner (AUS/Honda), a 7s144
4º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 10s518
5º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 16s759
6º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 17s276
7º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 50s282
8º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar), a 51s585
9º. James Ellison (GBR/Paul Bird), a 56s676
10º. Karel Abraham (RCH/CAB Ducati), a 57s622
11º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda), a 1min02s805
12º. Michele Pirro (ITA/Gresini Honda), a 1min0s2891
13º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 1min28s989
Não completaram:
Roberto Rolfo (ITA/Speed Master)
Stefan Bradl (ALE/LCR Honda)
Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha)
Randy de Puniet (FRA/Aspar)
Iván Silva (ESP/Avintia)
Colin Edwards (EUA/Forward)
Ben Spies (EUA/Yamaha)