Copa pode dar quatro “Elefantes Brancos” ao Brasil
O grande assunto acerca dos 12 estádios que estão sendo construídos no Brasil para a Copa do Mundo de 2014 é como eles serão utilizados após a competição. De acordo com o levantamento feito pelo IDEE (Instituto Dinamarquês de Estudos do Esporte), quatro desses locais correm o risco de se tornarem “Elefantes Brancos”.
A expressão, difundida nos últimos anos com a chegada do torneio ao Brasil, é utilizada para designar grandes arenas esportivas que geralmente não atingem uma média de público esperada. Na pesquisa, os estádios com maior ameaça desse problema são o Nacional, em Brasília; a Arena Amazônia, em Manaus; a Arena Pantanal, em Cuiabá e o Estádio das Dunas, em Natal.
O Nacional possuirá uma capacidade para 70 mil pessoas. O problema é que as equipes do estado não figuram nas grandes competições nacionais, disputando jogos de menor expressão e pouco chamativos em termos publicitários. Com relação aos outros três estádios, a capacidade será de aproximadamente 42 mil lugares. E eles correm o risco pelo mesmo motivo que o estádio de Brasília.
O IDEE analisou ainda as médias de público das Séries B, C e D, campeonatos disputados pelas equipes que usarão a Arena. O número médio de torcedores por jogo é entre 2.100 e 4.500 espectadores. Nessa mesma lista, a Arena Pernambuco é a quinta colocada, na “portaria” para se tornar uma triste candidata a ser um Elefante Branco. A explicação do COL (Comitê Organizador Local) e do Ministério do Esporte é que esses espaços serão utilizados em shows e convenções, se tornando uma Arena multiuso após a Copa.
A forma de pontuação feita pelo instituto avaliou através de um sistema onde cada ponto equivale à capacidade total do local preenchida em um ano. Por exemplo, obter 10 pontos significa que em uma temporada o público foi dez vezes maior que a capacidade do estádio.
Classificação:
1 - Arena Itaquera (SP) – 13 pontos
2 – Beira-Rio (RS) – 11,1 pontos
3 – Fonte Nova (BA) – 9,7 pontos
4 – Maracanã (RJ) – 9,2 pontos
5 – Mineirão (MG) – 9 pontos
6 – Arena da Baixada (PR) – 7,6 pontos
7 – Arena Castelão (CE) – 6,4 pontos
8 – Arena Pernambuco (PE) – 5,9 pontos
9 – Arena Amazônia (AM) – 3,2 pontos
10 – Estádio Dunas (RN) – 1,5 pontos
11 – Estado Nacional (DF) – 0,9 pontos
12 – Arena Pantanal (MT) – 0,8 pontos