Série B dos grandes
Nada de zebras no G-4. Teoria a prática caminham juntas com os quatro grandes times da segunda divisão seguindo para a Série A
Do maior campeonato do mundo a um torneio de rua, as zebras rolam soltas nos campos. Nem é preciso que sejam campeãs. Basta elas chegarem mais longe que o esperado para atrair a atenção da “selva” do futebol. Porém, nesta Série B 2012, as zebras andam caminhando por outros gramados.
Os quatro times que hoje ocupam o G-4 da Série B são considerados grandes dentro da competição. Nos prognósticos feitos antes da competição, os clubes figuravam entre os cotados para o acesso. Na prática, não andam decepcionando e caminham a passos largos rumo a Série A.
Criciúma – 1º colocado (68 pontos)
Campeão da competição em 22, o Tigre luta pelo bicampeonato. Entre os principais responsáveis pela boa fase dos catarinenses está o experiente artilheiro Zé Carlos, com 25 gols, dez a mais que o vice-artilheiro Isasc, do América-RN, e o jovem meia-atacante Lucca. O jogador tem 11 gols no torneio e atraiu atenção do Vasco. Mas a multa rescisória de R$ 10 milhões assusta os cariocas.
Goiás – 2º colocado (67 pontos)
Uma reação arrasadora no segundo turno colocou o Goiás não só no G-4 como na briga pelo título da Série B. São 14 jogos no returno, com 11 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Sob o comando de Enderson Moreira, o esmeraldino tem uma dupla de ataque bastante entrosada, formada por Walter e Ricardo Goulart. Este último desperta interesse do Cruzeiro.
Vitória – 3º colocado (66 pontos)
Mesmo intercalando fracassos e glórias nos últimos oito jogos (quatro vitórias e quatro derrotas), o Vitória permanece no G-4 e também luta pelo título da Série B. Porém, o objetivo de conquistar o acesso é a prioridade do clube, que bateu na trave em 2011, perdendo a vaga para outro Leão, o de Pernambuco.
Atlético-PR – 4º colocado (62 pontos)
Invicto a seis jogos, o Furacão do segundo turno nem de longe lembra o time instável da primeira fase. Numa briga direta com o São Caetano pela quarta vaga, as equipes vão se enfrentar no próximo sábado (3), em jogo que pode aumentar a vantagem do Atlético-PR ou recolocar o Azulão no G-4.