A vida de Yane pós-Olimpíada

por William Tavares qui, 15/11/2012 - 10:18
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Medalhista de bronze nos Jogos de Londres, pernambucana divide seu tempo entre trabalho, estudo e expectativa de conseguir um patrocínio Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Método de aprendizado focado na parte prática de uma profissão, o estágio é a saída encontrada por diversos jovens que querem se qualificar antes de entrar propriamente no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que uma estudante decidiu aceitar a vaga de personal trainer da Academia Life, no Recife. O que chama atenção é que a aluna em questão é a medalhista olímpica Yane Marques.

Isso mesmo. Após conquistar um inédito bronze no pentatlo moderno, a pernambucana de Afogados da Ingazeira ainda vive uma rotina humilde. Os holofotes ficaram apenas nos dias posteriores a conquista olímpica. “Eu fiquei um pouco mais famosa depois dos jogos. Participei de programas de rádio, televisão, mas depois de um tempo é normal a procura diminuir”, observa Yane, que ainda assim é uma das esportistas mais conhecidas do Estado

Antes de começar o estágio, a pentatleta aproveitou bem os merecidos dias de folga pós Olimpíadas. “ Fiquei um mês descansando e depois retornei aos treinos por três semanas, já que tive competição na Argentina”, afirmou a pernambucana, que não só disputou como ganhou o Campeonato Pan/Sul-Americano de Pentatlo Moderno 2012. “ Não tive uma preparação ideal para o torneio e sabia que estaria longe do meu melhor, mas fiquei muito feliz com o título”, completou.

Depois da conquista, Yane deu mais uma parada nas atividades e só deve retornar aos treinamentos no dia 26 de novembro, visando o Campeonato Nacional da modalidade, que nos dias 14 e 15 de dezembro, em Resende (RJ).  

Com um currículo digno das grandes atletas brasileiras, Yane ainda não conseguiu nenhuma parceria que pudesse ajudá-la nas despesas. Mesmo assim, a afogadense mantém a esperança de que alguma empresa possa oferecer patrocino ainda neste ano. Até lá, a atleta segue se dedicando aos estudos e ao estágio na academia, ajudando assim a terminar sua carga horária no curso de Educação Física da UNINASSAU.

COMENTÁRIOS dos leitores