Grand Prix de Vôlei também sofre inchaço para 2013

seg, 03/12/2012 - 03:10

Assim como aconteceu no dia anterior com a Liga Mundial, que cresceu de 16 para 18 participantes, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aprovou neste domingo o inchaço do Grand Prix. A edição de 2013 da competição feminina passará a contar com 20 seleções, quatro a mais do que teve nos dois últimos anos.

Dos 20 participantes do Grand Prix, falta definir apenas o representante da África. As seleções confirmadas são Brasil, Estados Unidos, Polônia, Rússia, República Dominicana, Sérvia, Porto Rico, República Checa, Turquia, Japão, Tailândia, China, Cuba, Holanda, Bulgária, Itália, Alemanha, Argentina e Casaquistão.

Criado em 1993, o Grand Prix começou com oito participantes e também chegou a ter 12 em alguns anos, até chegar ao formato de 16 equipes nas duas últimas edições. Agora, sofre novo inchaço para 2013. Mas, ao contrário do que aconteceu com a Liga Mundial (versão masculina do torneio), a fórmula de disputa será mantida.

No Grand Prix, os 20 participantes se enfrentam em três rodadas, entre os dias 2 e 18 de agosto, sendo que, em cada fim de semana, as equipes serão divididas em cinco grupos em sedes diferentes. Depois de nove jogos para cada, as seis melhores avançam para a fase final, de 28 de agosto a 1º de setembro, em Sapporo, no Japão.

Atual bicampeão olímpico e maior vencedor da história do Grand Prix (tem oito títulos), o Brasil já sabe seus adversários na primeira fase. A estreia será jogando em casa, entre 2 e 4 de agosto, numa cidade ainda a ser definida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), contra Estados Unidos, Polônia e Rússia.

Na segunda rodada do torneio, prevista para acontecer de 9 a 11 de agosto, o Brasil jogará em Porto Rico, contra República Dominicana, Bulgária e a seleção anfitriã. Depois, para encerrar, o desafio brasileiro será no Casaquistão, entre os dias 16 e 18 do mesmo mês, diante das donas da casa, da Holanda e de Cuba.

COMENTÁRIOS dos leitores