Márquez vence Pacquiao com nocaute no sexto assalto

dom, 09/12/2012 - 07:30
JOHN GURZINSKI / AFP Foi a quarta luta entre os boxeadores, a primeira terminada em nocaute JOHN GURZINSKI / AFP

Considerado um dos principais boxeadores da atualidade, o filipino Manny Pacquiao caiu diante do mexicano Juan Manuel Márquez na madrugada de sábado para domingo, em Las Vegas, no reencontro entre os dois pugilistas. Márquez acertou um contundente direto de direita no rosto de Pacquiao, no sexto assalto, que deixou o adversário desacordado e lhe garantiu o triunfo.

Esta foi a quarta luta entre os boxeadores, a primeira terminada em nocaute. No primeiro encontro entre eles, em 2004, houve empate. Quatro anos depois, o filipino foi considerado vencedor por decisão dos árbitros, em resultado muito contestado. Em novembro do ano passado, nova vitória de Pacquiao com decisão contestada dos juízes.

Neste domingo, no entanto, a luta chegou apenas até o sexto assalto. O combate começou bastante movimentado, com Pacquiao mantendo uma distância segura de Márquez, que atacava mais. Até que no terceiro assalto o mexicano conseguiu derrubar o adversário, que levantou rapidamente.

A queda pareceu ter acordado o filipino, que melhorou, passou a comandar o combate e também conseguiu derrubar o oponente, no quinto round. Quando parecia que Pacquiao estava soberano, Márquez acertou o golpe fatal. No sexto assalto, após se esquivar de um golpe, o mexicano disparou um direto que acertou em cheio o rosto do adversário, que já caiu desacordado.

A cena chocou todos que acompanhavam a luta em Las Vegas e até o próprio Márquez, que esqueceu toda a rivalidade entre os pugilistas e fez questão de ver se seu adversário estava bem. "Acertei um golpe perfeito. Sabia que o Manny poderia me nocautear a qualquer momento", disse o mexicano.

Agora, Pacquiao se vê em uma situação inédita na carreira, já que sofreu sua segunda derrota consecutiva - havia perdido para Timothy Bradley em junho. O filipino, no entanto, descartou se aposentar e até deixou a possibilidade de um novo encontro com Márquez em aberto. "Está nas mãos dos organizadores."

COMENTÁRIOS dos leitores