Estádio de Brasília será inaugurado no dia 21 de abril

Arena passou por vistoria na manhã desta segunda-feira e apresenta quase 90% das obras concluídas

por Dulce Mesquita seg, 28/01/2013 - 14:06
Portal da Copa/ME Estádio receberá a abertura da Copa das Confederações Portal da Copa/ME

O Governo do Distrito Federal confirmou a inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para o dia 21 de abril, aniversário da cidade. "Estamos dedicados em cumprir todas as metas. Quatro mil trabalhadores trabalham durante três turnos para dar conta. Esse estádio simboliza o empreendedorismo e esperança que Juscelino Kubitschek trouxe para o planalto", comentou o governador do DF, Agnelo Queiroz.

Orçado inicialmente em R$ 696,6 milhões, o custo da arena já chegou a R$ 1,015 bilhão, de acordo com o governo federal, com algumas denúncias de superfaturamento e desvios de dinheiro público. Essa é a arena da Copa mais cara. "Não há fundamento para essas acusações. O Tribunal de Contas do Distrito Federal está acompanhando as obras e não há irregularidades", frisou Agnelo. "Não podemos comparar o custo dos outros estádios com o de Brasília. Essa é uma arena sustentável como nenhuma outra. Se for comparado o custo do metro quadrado, será possível perceber que este é um dos mais baratos do Brasil", rebateu.

A FIFA, o Comitê Organizador Local (LOL), o Ministério do Esporte e o GDF estiveram, nesta segunda-feira (28), em Brasília para fazer a vistoria no Mané Garrincha. Também foi realizada uma reunião técnica. "A vistoria foi positiva. Permitimos-nos tirar dúvidas de caráter técnico para assegurar a entrega no dia 21 de abril e receber a abertura da Copa das Confederações", explicou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

"Nós temos a certeza de que o estádio estará terminado no prazo. Esse é um estádio espetacular. Talvez, o mais bonito que já visitei durante as vistorias. Está tudo muito bem encaminhado tanto aqui como nas demais seis cidades-sede da Copa das Confederações", disse o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. De Brasília, o grupo que também é formado pelos ex-jogadores e membros do COL Bebeto e Ronaldo segue para Salvador e Rio de Janeiro.

O Estádio Mané Garrincha receberá sete jogos da Copa do Mundo, além da abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, com o jogo Brasil X Japão.

Festa – Como marco da contagem regressiva de 500 dias para a Copa do Mundo, estava programada para esta segunda uma cerimônia festiva em Brasília, mas o evento foi cancelado em respeito às famílias das pessoas mortas no incêndio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Hoje é um dia triste para o Brasil, devido ao ocorrido em Santa Maria. Esse é um gesto de solidariedade às famílias e em homenagem às vítimas”, disse o presidente do COL, José Maria Marin.

O cartaz oficial da Copa do Mundo FIFA, que seria revelado nesta segunda, será apresentado na próxima quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, após uma reunião da diretoria do COL.

COMENTÁRIOS dos leitores