Sem festa, SECOPA registra passagem dos 500 dias para Copa

Em entrevista coletiva, Ricardo Leitão apresentou novos números das obras da Arena Pernambuco e do sistema viário

por Clauber Santana seg, 28/01/2013 - 11:00
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens Secretário destacou sistema de segurança da arena Hivor Danierbe/LeiaJáImagens

A 500 dias da Copa do Mundo, a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (SECOPA) apresentou dados atualizados sobre as obras da Arena Pernambuco e do sistema viário. A data deveria ser de festa com direito a atividades de lazer na praia de Boa Viagem, com crianças de escolas públicas de São Lourenço da Mata e Recife, além da participação do mascote Fuleco. Porém, devido à tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, as festividades foram canceladas. Apenas uma entrevista coletiva foi realizada, nesta segunda-feira, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, com o secretário Ricardo Leitão.

Os números da Arena Pernambuco estão avançando. Em dezembro, as obras chegaram a 83,06% de conclusão. A expectativa é de que em janeiro esse número chegue a 90%, incluindo a conclusão da cobertura do estádio. Os avanços físicos na parte interna estão com a menor porcentagem como a arquitetura e acabamento (64,18%) e as instalações (74,75%).

“Não há dúvidas com relação ao avanço das obras e a data de abertura da Arena Pernambuco está mantida para o dia 14 de abril”, disse Ricardo Leitão, confirmando que neste dia não terá nenhuma partida. “A ideia é ter uma abertura, mas não com um jogo. Assim como aconteceu no Mineirão e no Castelão. Vamos abrir o estádio para a visitação e para que o público mate a curiosidade com relação à estrutura”, afirmou.

A preocupação da SECOPA é com o gramado, que será colocado na Arena em março e deve ficar pronta em abril. Porém, apenas no em maio a Arena Pernambuco vai receber uma partida de futebol. “Vamos dar esse tempo para o gramado se consolidar. E, em maio, teremos um jogo. Suponho que não será uma partida oficial, mas sim um jogo amistoso que pode envolver equipes locais, nacionais ou seleções”, explicou o Secretário Extraordinário da Copa de 2014.

Além disso, outra partida deverá ser realizada até o dia 27 de maio, data em que a FIFA ficará responsável pelo estádio. “Este primeiro jogo será realizado pela SECOPA e o segundo contará com a participação da FIFA, mas não será uma partida oficial da FIFA. Isso só vai acontecer na Copa das Confederações”, disse.

O Secretário não deixou de responder às questões sobre segurança. Principalmente após a primeira partida na reinauguração do Castelão, em Fortaleza, quando um torcedor do Sport quebrou uma cadeira. “Os padrões da segurança da Arena Pernambuco serão rígidos. Teremos 300 câmeras monitorando os principais pontos do estádio. Se algum torcedor fizer baderna, será convidado a se retirar. Tudo foi arquitetado para ser um local seguro”, garantiu Ricardo Leitão.

Já as obras viárias e de estruturações para a Copa das Confederações, das 15 apenas cinco estão prontas: Terminal Integrado do Aeroporto, Novos Conectores do Aeroporto, Viaduto da Panordestina, Estrada da Batalha e Duplicação da BR-408. 

Em compensação, as outras obras devem ficar prontas antes do início da competição: Viaduto dos Bultrins (previsão de conclusão para Fevereiro/2013), Terminal Marítimo de Passageiros (Fevereiro/2013), Terminal Integrado de Passageiros do TIP (Fevereiro/2013), Estação Cosme e Damião (Março/2013), Viadutos na BR-408 (Março/2013), Terminal Integrado Cosme e Damião (Abril/2013), Ramal Cidade da Copa (Abril/2013), Passarela do Aeroporto (Maio/2013), Viaduto de Ouro Preto (Maio/2013) e Aquisição de seis novos trens (Junho/2013).

Para a Copa do Mundo, outras cinco obras terão que ser concluídas: Via Mangue (Setembro/2013), Corredor Norte/Sul (Outubro/2013), Corredor Leste/Oeste (Fevereiro/2014), Centro de Comando e Controle Integrado (Maio/2014) e Nova Torre de Controle (Junho/2014).

COMENTÁRIOS dos leitores