Abertas as inscrições para o programa Bolsa-Atleta 2013

Essa primeira etapa de inscrições contempla modalidades que compõem o programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

por Dulce Mesquita qua, 27/03/2013 - 11:22

O Ministério do Esporte abriu, nesta quarta-feira (27), o período de inscrições para a primeira etapa do programa Bolsa Atleta, referentes ao exercício 2013. Essa é a oportunidade para os atletas de modalidades que compõem o programa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. As inscrições têm como base os resultados esportivos de 2012.

Os atletas podem se inscrever através do site do programa até o dia 25 de abril. Após o cadastro, os esportistas terão 30 dias para enviar ao ministério a documentação exigida. A lista de documentos necessários está disponível na página da pasta e no artigo 5º da Portaria 164/2011.

Neste ano, a pasta contemplou 4.992 atletas em 55 modalidades que pertencem aos programas olímpico e paraolímpico, referente ao desempenho em competições realizadas em 2011.

As competições qualificatórias à bolsa são indicadas pelas confederações das modalidades ou pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, no caso dos esportes paraolímpicos. Os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada competição ficam aptos a pleitear a bolsa, que varia de R$ 370 a R$ 3.100. Os atletas contemplados na categoria de bolsa Estudantil são selecionados nos Jogos Escolares e nos Jogos Universitários Brasileiros.

O Bolsa Atleta existe há oito anos e distribuiu até o ano passado mais de 18 mil bolsas a atletas de alto rendimento. Desde 2010, 85% dos recursos são destinados a atletas dos programas olímpico e paraolímpico. O programa visa garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento esportivo para desenvolver seu rendimento e participar de competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

COMENTÁRIOS dos leitores