Santa vence, mas não elimina jogo de volta

Tricolores bateram o Guarani de Juazeiro por 2x1 na primeira fase da Copa do Brasil 2013

por Victor Bastos qua, 03/04/2013 - 22:29
MISéRIA.COM/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Meia Natan fez mais uma boa partida, mas saiu machucado no segundo tempo. MISéRIA.COM/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Faltou pouco para o Santa Cruz garantir a classificação antecipada para a próxima fase da Copa do Brasil 2013, na noite desta quarta-feira (03), no Romeirão-CE. Entretanto, após abrir 2x0, com gols de Luciano Sorriso e Raul, o Guarani de Juazeiro diminuiu com Gustavo e deixou a decisão da vaga para o Arruda.

A partida de volta será na próxima quarta-feira (10), às 20h30. Com o resultado, os tricolores podem perder por 1x0 que se classificam – pelo critério de gols marcados fora de casa. Quem passar de fase vai enfrentar o vencedor do Rio Branco-AC x Internacional, que se enfrentaram também nesta quarta (até o fechamento da matéria a partida estava 0x0).

Confusão defensiva, consistência ofensiva

A tática funcionou bem no clássico contra o Náutico. Vitória por 2x0, elogios e domínio contra o rival. Com isso, o treinador Marcelo Martelotte deu sequência ao 4-5-1, realizando apenas uma modificação no time titular. O zagueiro César, que deixou o Santa Cruz para atuar pelo América-MG, foi substituído pelo estreante Renan.

A confusão defensiva foi evidente durante a primeira etapa. Logo aos três minutos, após chute de Djalma, o goleiro Tiago Cardoso salvou o Santa. Depois dos 25, Edson Pitbull e Moré também desperdiçaram boas oportunidades. Chances que fizeram falta para o Guarani de Juazeiro.

Se o sistema defensivo era confuso, a formação ofensiva tricolor seguia funcionando. Aos seis, após boa jogada, Raul foi derrubado na entrada da área. Luciano Sorriso cobrou firme no canto esquerdo de Grison e abriu o placar. A blitz tricolor só cresceu. Na melhor oportunidade para ampliar, Renatinho tirou do goleiro adversário e o zagueiro Tobia salvou quase na linha.

Classificação (quase) definida na bola parada

Repare na declaração de Luciano Sorriso no intervalo do jogo. “Estamos treinando essas faltas. Fui feliz na batida, mas mérito também para os companheiros", afirmou o volante. Com apenas quatro minutos, o plural fez sentido. Raul, também em cobrança de falta, ampliou para o Santa Cruz. 2x0.

Os tricolores só não garantiram vaga para a próxima fase por um lance isolado. Aos 13, após bate e rebate na entrada da área, o volante Gustavo arriscou, a bola desviou em William Alves e enganou o goleiro Tiago Cardoso.

Na reta final da partida, experiente meia Djalma, ex-Sport, tentou empatar para o Guarani de Juazeiro. Faltou pontaria. Apesar do resultado positivo, o treinador Marcel Martelotte não teve motivos apenas para comemorar. Os meias Renatinho e Natan deixaram o jogo machucados.

Ficha do jogo

Guarani de Juazeiro: Grison; Joilson, Jeff Petrolina, Tobias e Lucas (Bruno); Gustavo, Guídio, Djalma e Lenílson; Edson Pitbull (Paulão) e Moré (Marquinho). Técnico: Play Freitas

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, Renan, Wiliam Alves e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso (Tozo), Renatinho (Jefferson Maranhão), Natan (Paulo César) e Raul; Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte

Local: estádio Romeirão

Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB). Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Karol Soares Martins (ambos do PI)

Cartões amarelos: Lenilson, Guídio, Tobias (Guarani de Juazeiro); Everton Sena (Santa Cruz)

Gols: Luciano Sorriso, Raul (Santa Cruz); Gustavo (Guarani de Juazeiro)

Público: 2.183    Renda: R$ 26.430

COMENTÁRIOS dos leitores