Sport vence, espanta fantasma e avança na Copa do Brasil

Com gols de Marcos Aurélio e Érico Júnior, rubro-negros fizeram 2x0 no Vitória da Conquista

por Victor Bastos qua, 17/04/2013 - 23:51

Após dois anos consecutivos sendo eliminado na primeira fase, para Sampaio Corrêa e Paysandu, respectivamente, o Sport avançou na Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro, os rubro-negros bateram o Vitória da Conquista por 2x0 e, no placar agregado, somaram 3x0 (vitória por 1x0 no jogo de ida). Marcos Aurélio e Érico Júnior marcaram os gols.

Na próxima fase, a segunda da competição, o Sport vai encarar o ABC/RN. A equipe de Natal eliminou o Parnahyba-PB, já na primeira partida, com uma vitória por 3x1. Porém, antes desse duelo, o Leão terá compromisso pela semifinal do Campeonato Pernambucano. Neste domingo (21), no Larcerdão, o desafio será contra o Ypiranga.

Ofensivo no papel, sonolento em campo

O treinador Sérgio Guedes, como de costume, não havia revelado a escalação durante a semana. Entretanto, na última entrevista coletiva, deu a pista para a formação que seria utilizada contra o Vitória da Conquista. “Posso dizer apenas que serei ofensivo”, disse. E foi. Titular no clássico diante do Santa Cruz, o volante Marino foi sacado para a entrada do meia-atacante Marcos Aurélio. Ou seja, a equipe deixou o 4-4-2 para o 4-3-3.

Apesar do discurso, no primeiro tempo, a postura ofensiva ficou apenas na teoria. Visivelmente administrando a vantagem – já que venceu o primeiro jogo por 1x0 e precisava apenas de um empate – o Sport cadenciava. Com a partida morna, a torcida também segurava o ritmo.

Reflexos de raras finalizações. Os baianos ficaram limitados a pouca técnica e raras finalizações. Todas no ímpeto dos 15 minutos iniciais. Na melhor delas, Magrão fez boa defesa após chute de Edmar. No ataque rubro-negro, a falta de pontaria chamou mais atenção. Quando acertou o placar foi alterado. O cronômetro já marcava 44 minutos. O meia Lucas Lima fez bela jogada na ponta direita e cruzou rasteiro para Marcos Aurélio, livre de marcação, bater forte. A bola iria entrar, mas Mica tirou com a mão. Pênalti e expulsão. Na cobrança, Marcos Aurélio fez 1x0.

Experiências presenteiam o atacante Érico Júnior

No intervalo, quando questionados se a equipe estava se poupando, os jogadores foram enfáticos. “Não. O nosso futebol apenas não encaixou, mas vamos voltar melhor para o segundo tempo”, afirmou o zagueiro Tobi. De fato, o ritmo aumentou.

Com apenas dois minutos, após boa troca de passes, Reinaldo chutou cruzado e Cicinho quase chega para completar de carrinho. Depois, em jogada ensaiada, Felipe Azevedo bateu forte para boa defesa do goleiro Alex. Aos 14, de fora da área, Cicinho acertou uma bomba no travessão. No minuto seguinte, Lucas Lima balançou novamente as redes. De forma equivocada, o auxiliar marcou impedimento.

A torcida só voltou a vibrar de fato aos 20 e 35 minutos, respectivamente. Primeiro quando o treinador Sérgio Guedes colocou o jovem atacante Érico Júnior – também testou os esquecidos Felipe Menezes e Gilsinho. Depois quando o xodó da torcida, formado nas divisões de base do clube, fez o primeiro gol com a camisa rubro-negra. 2x0.

Ficha do jogo

Copa do Brasil

Sport 2

Magrão; Cicinho, Gabriel, Maurício e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely e Lucas Lima; Felipe Azevedo (Felipe Menezes), Marcos Aurélio (Gilsinho) e Mateus Lima (Érico Júnior). Técnico: Sérgio Guedes

Vitória da Conquista 0

Alex; Mica, Sílvio, Everton e Raul; Edmar, Júnior Gaúcho, Azevedo e Tiaguinho (Ila); Carlos Alberto (Roni) e Cacá (Dunga). Técnico: Bira Veiga

Local: Ilha do Retiro

Árbitro: Dewson Fernando















Auxiliares: Márcios Gleidson e Esdras Mariano

Cartões amarelos: Lucas Lima (Sport); Edmar, Sílvio (Vitória da Conquista)

Cartão vermelho: Mica (Vitória da Conquista)

Gols: Marcos Aurélio e Érico Júnior (Sport)

Público: 3.212    Renda: R$ 24.185

COMENTÁRIOS dos leitores