Voluntários são treinados para Copa das Confederações
Através das oficinas, os voluntários foram instruídos sobre como reconhecer os procedimentos básicos de primeiros socorros, combate a incêndios e controle de pânico
SALVADOR (BA) - A capacitação de voluntários para a Copa das Confederações, realizado pelo Brasil Voluntário, promoveu neste último sábado (18) na Universidade Federal da Bahia, no Pavilhão IV do Campus, Ondina, a última oficina do projeto que trouxe aula teórica e prática sobre primeiros socorros e segurança para a Copa das Confederações. Essa capacitação dos voluntários começou a cerca de quatro semanas e já foram trabalhados aspectos sobre a hospitalidade, história e cultura da cidade de Salvador, segurança e os primeiros socorros.
Através das oficinas, os voluntários foram instruídos sobre como reconhecer os procedimentos básicos de primeiros socorros, combate a incêndios e controle de pânico. Segundo o coronel bombeiro, Carlos Muniz, do efetivo de Brasília, que desenvolveu a oficina junto aos bombeiros de Salvador, ações como essas são importantes para preparar o cidadão para um grande evento.
De acordo com a dona de casa, Maria dos Remedios, 54 anos - que já trabalha voluntariamente como ouvidora levantando as demandas e reclamações da comunidade onde reside no bairro de Paripe -, o curso poderá lhe auxiliar em situações na comunidade quando precisar de socorro. ''Acho que é preciso ajudar e quero muito ser chamada como voluntária’’, afirmou.
“O projeto Brasil Voluntário é executado pela UnB em pareceria coma a UFBA e visa o projeto maior que é a Copa do Mundo, então essa primeira fase serve para ajustes, para identificar o que a gente precisa melhorar para que na copa as coisas estejam alinhadas” afirmou a coordenadora do projeto, Fátima Carvalho. "A UFBA participa com 60 estudantes bolsistas de extensão,quatro professores da área de turismo, psicologia, educação física e artes. São estudantes que não detinham bolsa de estudos e tiveram oportunidade de terem acesso a essas bolsas com o Brasil Voluntário’’.
Segundo participantes do curso de capacitação de voluntários, o projeto também é uma forma conseguir empregos durante os grande eventos. É o caso do estudante Daniel Damasceno (19). ''Achei o curso interessante. Se fosse pra contratar acho que o governo não ia dar conta de pagar tanta gente. Com o que aprendi nos cursos vou tentar conseguir outra coisa remunerada", contou.
Já a professora de língua portuguesa e inglês, Dona Lilian Alves, de 53 anos, afirma que mesmo sem retorno financeiro, se tem o retorno na aprendizagem. "É um orgulho muito grande trabalhar em um evento desse porte" diz a professora.
No próximo sábado (25) e domingo (26) os voluntários da Copa das Confederações, em Salvador, Bahia que forem selecionados como monitores passarão por uma preparação específica, assim como os voluntários escolhidos para atuar nos aeroportos, que farão um curso oferecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Haverá tambpem um treinamento ambientado no aeroporto da cidade e na Arena Fonte Nova , onde os jogos acontecerão.
Áreas de atuação dos voluntários para a Copa das Confederações 2013
Mobilidade: Prestar informações relacionadas ao transporte do torneio nas zonas oficiais.
Proximidades do estádio: Prestar informações aos torcedores no entorno dos estádios.
Áreas de fluxo: Prestar informações nos pontos turísticos e outros pontos com concentração de torcedores.
Aeroporto: Prestar informações nos aeroportos na chegada e saída dos torcedores.
Exibição Pública (se houver): Prestar informações nas possíveis atividades culturais das cidades-sede.